Educação

Professora desabafa após sofrer racismo em escola de Salvador: “Não consigo me recolocar”

Arquivo Pessoal
Professora foi demitida de duas escolas de Salvador após recpercussão do caso  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 30/09/2023, às 06h00 - Atualizado às 06h01


FacebookTwitterWhatsApp

A professora de História, Daniela Torres, foi vítima de racismo há cerca de dois anos, na escola onde lecionava, Vitória Régia, localizada no bairro do Cabula, em Salvador.

No seu programa curricular, ela indicou a leitura do livro  ‘’Olhos D’água’’, da escritora Conceição do Evaristo, mas não foi muito aceita por tomar essa decisão. Os pais de alguns alunos acharam o livro inadequado e foram reclamar na direção da escola. Acontece que a educadora vem sofrendo consequências desagradáveis, do ponto de vista profissional, após o caso repercutir. 

Em conversa com o BNews, Torres contou que não vem conseguindo se recolocar no mercado de trabalho em virtude da repercussão, que na visão dela, trata-se de racismo. A professora contou que foi desligada do Colégio Salesiano onde lecionava há mais de uma década, assim como da escola Vitória Régia, no início de 2023. 

Ela detalhou ainda que passou por um processo seletivo recentemente, mas que não foi contratada porque, segundo a instituição de ensino, não efetivam professores com muitos seguidores nas redes sociais. Daniela afirmou também que uma audiência aconteceu e aguarda os próximos passos para tentar uma reparação do crime sofrido.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp