Educação

Professores realizam protesto e cobram pagamento do piso salarial em Jacobina; assista

Reprodução/ Jacobina 24horas
Grupo de manifestantes se reuniu pelas ruas da Jacobina cobrando seus direitos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Jacobina 24horas

Publicado em 05/02/2024, às 11h52   BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os professores da rede municipal de Jacobina realizaram um protesto, nesta segunda-feira (5), em frente à prefeitura reivindicando o pagamento do piso salarial. Em tom de deboche, fizeram uma paródia da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, cantando: "Quando olhei meu contracheque com salário de tostão, eu perguntei ao sr prefeito porque tamanha humilhação", dizia o trecho.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver um grupo junto a um carro de som durante a manifestação. Em conversa com o BNews, o prefeito Tiago Dias assegurou que tem todo interesse em cumprir o piso salarial dos professores, mas destacou que os recursos que chegaram do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não foram suficientes para honrar o piso salarial. Em contrapartida, o gestor disse que em 2022 assegurou os 33,24% de direito da classe, mas em 2023 o reajuste seria de 14,4%, mas com os recursos que chegaram só foi possível pagar 10%. Ele pontuou ainda a queda de receita que houve em todo o país, portanto ficou inviável o cumprimento desse pagamento. 

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp