Eleições / Eleições 2022

Caso Ana Coelho: TRE julga pedido de impugnação de candidatura; saiba detalhes

Dinaldo Silva/BNews
Sessão que julga pedido de impugnação de Ana Coelho acontece às 9h30 desta sexta-feira (2)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 01/09/2022, às 20h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) julga, nesta sexta-feira, às 9h30, o pedido de impugnação da candidatura de Ana Coelho (Republicanos) a vice-governadora ao Governo do Estado na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

Um dos autores da petição de impugnação do contra a empresária é o advogado Leandro Silva de Jesus. Segundo o defensor, há uma insatisfação contra um parecer do Ministério Público Federal (MPF), emitido nesta quarta-feira (31), de que o procedimento fosse rejeitado com o consequente deferimento do registro de candidatura de Ana no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Nós, obviamente, não estamos satisfeitos com o parecer do Ministério Público, porque a razão está do nosso lado, e a nossa razão está na lei em fatos", diz o advogado. Em um vídeo divulgado na internet, Leandro exibe uma matéria de um site da capital baiana em que traça um perfil da empresária, afirmando que ela é diretoria de uma emissora de um grupo de comunicação da cidade. "Isso a torna inelegível", acrescenta.

Além disso, na mesma filmagem, ele mostra uma certidão da Junta Comercial da Bahia (Juceb), em que atesta, de fato a posição de Ana Coelho à frente da empresa. "É uma empresa familiar, que presta um serviço público de comunicação e, por óbvio, há incompatibilidade. Portanto, estamos aqui debruçados e vamos até o fim para que a Justiça seja feita. A lei serve para todos.

Assim como Leandro Silva de Jesus, o processo tem como parte autora o candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa (PSOL). Ambos também foram os autores do mesmo pedido que acabou negado pelo MPF.

Resposta

Após os pedidos de impugnação, o candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB), reagiu afirmando ao BNews que a ação seria "devidamente respondida na justiça eleitoral". Sem citar nomes, o carlista ainda afirmou que as ações de impugnação partem de políticos que ‘não querem mostrar a cara’.

"Nós estamos absolutamente tranquilos. Quando convidei a Ana, tinha absoluta certeza quanto a sua elegibilidade. E posso assegurar que Ana não praticou nenhum ato que possa impedi-la de estar aqui neste momento. Vejo isso como atitude política, mais um ataque que tentam fazer a nossa candidatura, nossa campanha", disse Neto.

Engraçado que alguns não aparecem, mas estão ali encobrindo ações de outros que não aparecem. Que não têm coragem de colocar a cara, mas não tem problema. Vamos fazer a defesa jurídica e colocar a cara no Tribunal Eleitoral. E estou absolutamente convencido que sairemos vitoriosos em relação a qualquer decisão sobre a elegibilidade dela”, acrescentou.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp