Eleições / Eleições 2022

CEO da Atlas revela desafios de Jerônimo Rodrigues e ACM Neto na reta final de campanha

Foto: Reprodução/Twitter @andrei_roman
Andrei Roman é CEO da Atlas, única pesquisa que aponta vitória de Jerônimo Rodrigues na Bahia  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Twitter @andrei_roman

Publicado em 29/09/2022, às 08h06 - Atualizado às 08h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

CEO da Atlas, Andrei Roman revelou em entrevista à CNN quais as forças, fraquezas e desafios das campanhas dos dois principais políticos na corrida pelo governo da Bahia.

Nesta quinta-feira (29), saiu uma nova rodada da pesquisa Atlas/Intel, que voltou a colocar Jerônimo Rodrigues na liderança da pesquisa, com 48% das intenções de voto.

"Nas pesquisas Atlas ele [Jerônimo] já aparece na frente numericamente nas últimas três rodadas da pesquisa. Se trata de uma nítida vantagem em termo de posicionamento político de Jerônimo por conta da transferência de votos do Lula, que lidera na Bahia com quase 70% dos votos na Bahia. Existe até um fôlego a mais para Jerônimo conseguir subir até o dia da eleição", afirmou o CEO em entrevista à CNN Brasil.

Ele conta que ACM Neto (União Brasil) conseguiu navegar bem tanto nos eleitorados lulista quanto nos redutos bolsonaristas. E que o seu desafio é conseguir se manter nesta toada.

"ACM consegue ainda navegar bem no eleitorado Lulista. Tem um desempenho de mais ou menos 1/3 dois votos do Lula, mais metade dos votos de Bolsonaro. O grande desafio de ACM nesta campanha foi o de manter os padrões de transferência tanto do Lula quanto de Bolsonaro numa corrida eleitoral muito polarizada. Ele foi bastante atacado em termos de não assumir nenhum lado, de não defender nem Bolsonaro nem Lula", completou.

Na última quarta-feira (28), em entrevista ao BNews Agora, na rádio Piatã FM, o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, explicou essa discrepância entre pesquisas que colocam dois dos principais postulantes ao Palácio de Ondina em diferentes posições na disputa.

Segundo ele, a empresa inovou com a realização de pesquisas pela internet, ao contrário das empresas que adotam modelos como presencial e telefone. "Este sistema é usado na Europa e nos Estados Unidos. Mas, a discrepância não tem a ver com a metodologia e sim com o questionários e as perguntas com as respostas sendo apresentadas", explicou o executivo. "A Atlas apresentou, no cenário principal, as siglas dos partidos ao lado dos nomes", completou.

Primeiro turno?
O CEO da Atlas apontou que o chamado voto útil pode ser decisivo para que a eleição baiana se defina ainda em primeiro turno. Para ele, Jerônimo Rodrigues tem mais favoritismo neste cenário, dado o histórico do PT em eleições para o governo da Bahia.

"Me parece que existe uma possibilidade de decisão em primeiro turno não apenas para Jerônimo, mas também para ACM Neto. O candidato bolsonarista tem 9, 10 pontos percentuais, e existe a possibilidade de voto útil", iniciou.

Ele completa: "É muito mais provável que se houver uma vitória em primeiro turno, será do Jerônimo. Pelos padrões anteriores, pela eleição do Rui Costa, do Jaques Wagner. Mas é uma eleição disputada. Tudo pode impactar. Existe uma chance considerável de vitória em primeiro turno na Bahia".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp