Eleições / Eleições 2022

Eleição se aproxima e nove partidos ainda não repassaram fundo mínimo a candidatas

Divulgação/TRE
A eleição acontece neste domingo (2) e partidos estão bem longe de cumprir a Lei Eleitoral  |   Bnews - Divulgação Divulgação/TRE

Publicado em 28/09/2022, às 16h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nove partidos políticos, de um total de 32, ainda não repassaram totalmente a verba mínima de 30% do fundo público que deveria ser destinado a candidaturas de mulheres. A eleição 2022 acontece neste domingo (2).

São 21 os partidos que cumpriram a exigência, enquanto o PCB não informou nenhum tipo de movimentação. O Novo abriu mão do financiamento público. O partido mais distante de cumprir a Lei Eleitoral é o PDT, que até ontem (27) havia repassado apenas 21,98% do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas. Apenas Ciro Gomes, candidato à Presidência pela sigla, recebeu 16% do valor total, uma quantia próxima ao que 410 candidatas mulheres receberam juntas.

De acordo com os dados (veja detalhamento abaixo), na sequência dos pedetistas aparecem PL, PSB, DC, Avante, PSD, UP, PT e PSC. O UP, inclusive, é o único partido que registrou mais candidaturas de mulheres do que homens em 2022. Entretanto, mais da metade do Fundo Eleitoral do partido (62,5%) foi destinado a uma única candidatura masculina: o presidenciável Léo Péricles.

Entre os partidos que cumpriram a cota mínima, apenas o PSTU destinou mais dinheiro para mulheres do que para homens. Puxadas pela candidatura de Vera Lúcia à Presidência, as candidaturas femininas do partido receberam 61% do Fundo Eleitoral. Os partidos têm até a prestação final dos gastos para atingir o percentual mínimo reservado para mulheres e, embora essa divisão de recursos possa ser alterada até a véspera da eleição, a demora no repasse tende a prejudicar as candidatas na corrida eleitoral.

Os partidos têm até a prestação final dos gastos para atingir o percentual mínimo reservado para mulheres e, embora essa divisão de recursos possa ser alterada até a véspera da eleição, a demora no repasse tende a prejudicar as candidatas na corrida eleitoral. 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp