Eleições / Eleições 2022

FAB não quebra silêncio sobre custo de voos de Bolsonaro na campanha eleitoral

Foto: Marcos Corrêa/PR
FAB se recusou a responder sobre gastos de Bolsonaro na Campanha eleitoral  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcos Corrêa/PR

Publicado em 16/09/2022, às 08h34   Redação BNews



A Força Aérea Brasileira (FAB) se recusou a responder o número e o custo dos voos que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez com aeronaves da Força Aérea para deslocamentos relacionados a eventos de campanha eleitoral.

O uso de aeronaves da FAB não é proibido de usar os aviões oficiais em viagens e compromissos de campanha, mas os cofres públicos precisam ser ressarcidos por sua legenda, o Partido Liberal.

Questionada sobre os custos pelo site Metrópoles, a FAB foi evasiva, alegando que a Presidência da República e o PL é quem devem prestar contas. 

“Em relação à reiteração de parte de sua demanda, informamos que dados mais precisos sobre o número de voos, com os respectivos ressarcimentos à União, devem ser solicitados à Secretaria de Controle Interno/SG da Presidência da República e ao próprio Partido Político”, diz o texto.

A Presidência não respondeu os números. No feriado de 7 de Setembro, por exemplo, Bolsonaro viajou ao Rio para um ato cívico-militar que se transformou em comício eleitoral, a exemplo do que havia ocorrido horas antes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A viagem, assim como o evento na capital federal, mobilizou a imensa estrutura de segurança e logística empregada costumeiramente nas viagens presidenciais. Em documento protocolado nesta terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral, porém, a campanha de Bolsonaro declarou ter gasto apenas R$ 30 mil reais com os atos nas duas cidades.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp