Eleições / Eleições 2022

Ilegal? Veja o que a Justiça Eleitoral diz sobre debate apenas entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues

Montagem/Divulgação/Max Haack e Divulgação
ACM Neto e Jerônimo Rodrigues esquentaram o clima das eleições nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Montagem/Divulgação/Max Haack e Divulgação

Publicado em 12/09/2022, às 17h19 - Atualizado às 17h22   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Os bastidores das eleições para o governo da Bahia entraram em êxtase nesta segunda-feira (12) quando houve o aceite do desafio feito por Jerônimo Rodrigues (PT) a ACM Neto (UB) para um debate entre os dois, que são líderes de pesquisas de intenção de votos.

Neto topou debater com Jerônimo e pediu que o petista marque a data, local e horário para um debate entre os dois. No entanto, a Justiça Eleitoral determina que a realização de debates deve seguir regras estabelecidas, mas apenas quando é realizado por emissoras de TV, rádio, portais ou jornais.

A contraproposta feita por ACM Neto a Jerônimo, entretanto, é que o encontro entre eles para debater suas propostas de governo seja transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais dos dois, o que muda o regramento. 

Ao BNews, a advogada eleitoralista Paula Bernardelli explicou que, caso o debate proposto seja nas redes sociais dos dois candidatos, não há problemas quanto à legislação eleitoral, pois segundo ela, "os candidatos podem chamar quem eles quiserem para dialogar nas suas redes".

Com o burburinho nas redes sociais entre ACM Neto e Jerônimo, rapidamente o também candidato João Roma (PL), então terceiro colocado nas pesquisas, questionou a tentativa de realização de debate apenas entre os dois adversários e o porquê de não incluí-lo.

Segundo a advogada, não há a possibilidade de Roma ou outro candidato tentar derrubar na Justiça a ideia do debate entre os dois nas redes sociais, pois a "regra do debate é para que emissoras e empresas de comunicação não possam selecionar quem elas querem, e dar mais visibilidade apenas para quem quiserem, por conta do princípio de isonomia entre os candidatos".

"Não é a mesma coisa de um candidato usar suas redes pra falar com outro. O terceiro colocado pode convidar os outros para debate nas redes dele se quiser", afirmou Bernadelli.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp