Eleições / Eleições 2022

Número de Bolsonaros candidatos a cargo eletivo aumenta no país; entenda

Reprodução/Instagram @capitaodebolsonaro2022eleito
Mesmo sem parentesco com o presidente Jair Bolsonaro (PL), número de Bolsonaros que busca eleição registra crescimento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @capitaodebolsonaro2022eleito

Publicado em 08/08/2022, às 15h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ainda que não tenham qualquer parentesco com o presidente Jair Bolsonaro (PL), muitos apoiadores do mandatário espalhados pelo Brasil vão usar, nas urnas, o sobrenome mais famoso do chefe do Executivo federal com o intuito de chamar a atenção dos eleitores e, assim, angariar mais votos.

Pelo menos 11 deles já tomaram a decisão faltando uma semana para o fim do prazo de registro de chapas, adotando o sobrenome na urna eletrônica, mesmo sem laços familiares com o liberal.

Isso, no entanto, não é novidade, movimento semelhante já foi dado por alguns parlamentares, aqui na Bahia, que utilizam o nome do ex-presidente Lula (PT), como os deputados estaduais Bira Coroa "Lula" e Jacó "Lula" da Silva, ambos também do PT.

Já do lado bolsonarista, dos 11, quatro vão disputar a Câmara dos deputados e os outros sete, Assembleias Legislativas. Na Bahia, por exemplo, há o "Capitão de Bolsonaro", filiado ao PL e cujo nome real é Genivaldo de Souza Araújo.

Policial militar e nascido em Salvador, Genivaldo tentou, em 2020, uma vaga à Câmara Municipal de Salvador. À época no Avante, ele obteve apenas 17 votos. Agora, em 2022, a candidatura dele está aguardando julgamento para ser homologada ou não pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além do "Capitão", outros seis nomes do PL vão tentar chegar ao Poder Legislativo usando a mesma tática. Já os outros postulantes são de partidos como União Brasil (2), PTB (1), PSD (1) e PP (1).

Chama a atenção que, deste grupo, dois candidatos tem o apoio direto do presidente. Um deles, segundo o Antagonista, é Hélio Lopes, conhecido como “Hélio Negão”.

O deputado se elegeu na esteira do bolsonarismo, e agora quer continuar surfando na onda do presidente usando o nome de campanha “Hélio Bolsonaro”.

O outro é Max Guilherme, que integrou a equipe de segurança do presidente da República: ele vai adotar como nome de campanha “Max Bolsonaro”.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp