Eleições / Eleições 2022

PDT deve aprovar “apoio crítico” a Lula no 2º turno, mas Ciro deve optar pelo voto nulo

José Cruz / Agência Brasil
Lideranças do PDT também querem incluir resolução de proibição para que qualquer filiado declare publicamente apoio a Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação José Cruz / Agência Brasil

Publicado em 01/10/2022, às 12h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O PDT deve aprovar um “apoio crítico” ao ex-presidente Lula (PT) num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o candidato do partido à Presidência, Ciro Gomes, deve optar pelo voto nulo. 

De acordo com o colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, lideranças nacionais do partido apostam, nos bastidores, que Ciro não deve anunciar voto em Lula, a quem tem duramente criticado na campanha e descarta apoio à reeleição de Bolsonaro. 

O “apoio crítico” do partido a Lula num eventual segundo turno segue a mesma postura que a sigla adotou em 2018, com Fernando Haddad, então presidenciável do PT.

Ainda conforme a coluna, lideranças do partido também querem incluir na resolução uma proibição para que qualquer filiado declare publicamente apoio a Bolsonaro, sob risco de expulsão. Assim, os filaidos teriam como opção de declarar voto em Lula, ou manter a neutralidade.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp