Eleições / Eleições 2022

Moraes manda Telegram excluir grupos com mensagens sobre violência política

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Segundo ele, os grupos têm sido usados para a prática de atos criminosos e atentatórios contra o Estado democrático de direito  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 29/10/2022, às 11h25   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O Telegram terá que remover dois grupos que estão sendo utilizados para “propagação de afirmações falsas, mensagens preconceituosas e intimidatórias, assim como para a apologia a atos criminosos e violência política nas eleições em andamento”. A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. 

Segundo ele, os grupos têm sido usados para a prática de atos criminosos e atentatórios contra o Estado democrático de direito, por isso, estabeleceu a retirada sob pena de multa de R$100 mil por hora de descumprimento.

Moraes declarou ainda que, “para que não pairem dúvidas, registro que tais afirmações não correspondem a legítimo exercício da liberdade de expressão, mas a comportamento abusivo e criminoso, incompatível com o regime democrático, seja porque não guardam conexão com a realidade, seja porque planejam comprometer a integridade e a natureza pacífica da competição eleitoral, transformando-a em um jogo sujo, sanguinário e conflituoso.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp