Eleições

Substituto de Lula não precisa ser do PT, diz Rui Costa

Arquivo / BNews
Para o governador baiano, a insatisfação com Judiciário aumentará se o ex-presidente for barrado de participar da disputa  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 14/02/2018, às 07h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de defender a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 2018, o governador Rui Costa afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que há nomes no PT com força suficiente para assumir o posto caso Lula não participe da disputa.

“Há sim. E o nome não precisa ser do PT. Pode ser uma pessoa que tenha a mesma concepção de distribuição de renda e desenvolvimento”, disse. Questionado se poderia citar algum nome como exemplo, ele resolveu não revelar. “Não, prefiro não dar nenhum nome”.

Ainda durante a entrevista, o governador reprovou a condenação de Lula pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a qual confirmou, por unanimidade, a condenação do petista pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, passando a pena de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês de reclusão em regime fechado e pagamento de 280 dias-multa (com valor unitário de cinco salários mínimos). 

“Em nenhum país desenvolvido ele teria sido condenado. Não há prova, mensagem de celular, bilhete, registro de cartório. Ele nem sequer dormiu uma noite no apartamento. O juiz o condenou dizendo que estava convencido de que ele aceitaria o apartamento. O que estão fazendo é uma perseguição histórica. Algo semelhante só ocorreu com Getúlio Vargas. Isso vai ficar mais claro na campanha. Na medida em que se impeça o Lula, vai aumentar a insatisfação da população com esse sistema, que é seletivo, e com o Judiciário”.

Para Rui, “está cada vez mais expressa a militância político-partidária daqueles que não deveriam ter preferência nem militância na política, como os procuradores e juízes”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp