Eleições

Ideia de negar liminarmente registro de candidatura de Lula perde força no TSE

Folhapress
Tribunal deve dar o prazo regulamentar para que o ex-presidente defenda a candidatura  |   Bnews - Divulgação Folhapress

Publicado em 20/07/2018, às 06h55   Redação BNews



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve dar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prazo regulamentar para que ele defenda a própria candidatura presidencial, depois do pedido de registro, no dia 15 de agosto, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

Segundo a publicação, a ideia de negar liminarmente o registro começa a ser descartada mesmo por magistrados que chegaram a defendê-la.

Ainda de acordo com a publicação, integrantes da corte ouvidos pela coluna afirmaram que o processo pode durar pelo menos 15 dias —ou até mais. “Podem criar todo tipo de incidente. A criatividade dos advogados é infinita”, diz um dos magistrados.

Ainda que dê alguma instabilidade ao início da campanha, a conclusão a que se está chegando é que o processo garantiria que a decisão final —de impedimento da candidatura, como é mais provável— não seja contestada.

A colunista detalha que o grande debate será o que Lula poderá fazer no período de discussão do registro. Será a primeira vez na história que se definirá como, e se, um candidato a presidente preso participará de atos de campanha até que seu processo chegue ao fim.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp