Eleições

Irmão Lázaro diz que apoio do SD na disputa pelo Senado o fortalece

Vagner Souza/BNews
Aliança foi selada na noite desta segunda (23) em reunião com o presidente da sigla, Luciano Araújo  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 23/07/2018, às 21h45   Alexandre Santos



O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) afirmou ter recebido "com muita alegria” o apoio do Solidariedade (SD) à sua pré-candidatura ao Senado. “Estou indo agora para Feira de Santana. Daqui a pouquinho estou em Salvador e vou pra casa, comemorar com minha família esse apoio”, declarou ele ao BNews, por telefone, logo após a aliança ser selada, em reunião com o presidente estadual da sigla, deputado estadual Heber Santana, e o presidente estadual do SD, Luciano Araújo.

“É um momento de muita alegria. Estamos aqui comemorando, no meio de tantas questões, no meio de toda essa demora de definição das chapas, a gente recebe uma notícia dessa, a gente acaba se fortalecendo pra caminhada. A gente acaba se alegrando”, acrescentou Lázaro, referindo-se ao impasse que emperra a formação da chapa oposicionista que tentará desbancar o governador Rui Costa (PT), postulante à reeleição no pleito de outubro.

A indefinição —a menos de duas semanas da convenção estadual do partido (marcada para o dia 3 de agosto) — reside na batalha encampada pelo também deputado federal Jutahy Magalhães Jr (PSDB), que não aceita entrar numa dobradinha com Lázaro na disputa pela Casa Alta do Congresso.

O motivo: os tucanos temem que os votos de Jutahy possam migrar para o socialista-cristão —terceiro deputado mais votado na Bahia em 2014 e cobiçado pelo DEM.

Em meio ao imbróglio, Araújo afirma que decidiu fechar com Lázaro, com ou sem divergências.

"Tem duas vagas para o Senado. A gente já tinha declarado apoio a Jutahy. E aí ficou esse impasse, de a coligação não aceitar o nome de Irmão Lázaro. Independente de eles aceitarem ou não, vamos com Irmão Lázaro na chapa de senador, sendo na coligação de Zé Ronaldo ou não. Nós vamos apoiar Jutahy e Lázaro”, cravou. 

Para Santana, o movimento tende a fortalecer a pré-candidatura do agora neo-aliado.  “[O PSC] é um partido importante, que tem crescido nacionalmente e aqui na Bahia não é diferente. E que só vem respaldar aquilo que nós tempos dito: que a pré-candidatura do nosso querido Irmão Lázaro é viável e será reforçada não só dentro do contexto político-partidário, mas principalmente pela aceitação popular que tem tido. E a decisão do Solidariedade então vai impulsionar aquilo que é o sentimento das ruas, que acaba se traduzindo nessa decisão de apoio”, diz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp