Eleições

Cresce o número de candidatos empresários e advogados para as eleições 2018

Reprodução
Quase 17% dos postulantes estão nessas categorias  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/08/2018, às 08h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em um momento que a política brasileira está sem credibilidade, aumenta o número de candidatos com o objetivo de “renovar a política brasileira”. Neste contexto, as eleições deste ano terão uma quantidade maior de postulantes empresários e advogados. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano, 10,3% dos candidatos declaram ser empresários. Há quatro anos, eram 9,4%, um aumento de 0,9 ponto percentual. Já os advogados cresceram de 5,5% para 6,3%. As informações são do G1.

As duas profissões são também as ocupações mais comuns entre os candidatos com pedido de registro no TSE em 2018. São mais de 4,6 mil dos aproximadamente 28 mil candidatos deste ano.

Em terceiro lugar, está a ocupação de deputado — ou seja, pessoas que já ocuparam o cargo político anteriormente e estão provavelmente tentando a reeleição ou a mudança para outro cargo político. A proporção de candidatos que constam como deputados, porém, permaneceu a mesma entre 2014 e 2018: 4,1%.

Já na outra ponta, os servidores públicos, tanto estaduais quanto municipais, os vereadores e as donas de casa foram os profissionais que mais tiveram queda proporcionalmente em relação a 2014. A maior baixa foi encontrada entre os servidores públicos estaduais, de 3,8% para 2,5%

Disputa por cargo

Os empresários também são mais comuns entre os candidatos tentando os cargos de deputado distrital, federal e estadual. Já entre os candidatos a governador, senador e vice-governador, os advogados são mais numerosos que os empresários.

A disputa para a Presidência e a Vice-Presidência são as mais diferentes, levando em consideração que há bem menos candidatos que as outras disputas. Entre os aspirantes a presidente, há dois engenheiros e dois historiadores.

Já entre os candidatos a vice, são dois professores de ensino médio, dois professores de ensino superior e dois senadores, além das outras profissões únicas

Profissões únicas

Há 214 profissões listadas pelos candidatos nas eleições deste ano. Do total, 20 foram citadas apenas uma vez cada uma. São elas:

Astrólogo
Bombeiro e instalador de gás, água, esgoto e assemelhados
Ceramista e oleiro
Comandante de embarcações
Embalador, empacotador e assemelhados
Engraxate
Fiandeiro, tecelão, tingidor e assemelhados
Físico
Governanta
Lavador de veículos
Office-boy e contínuo
Paramédico
Protético
Relojoeiro e montador de instrumento de precisão
Salva-vidas
Securitário
Tapeceiro
Técnico de mineração, metalurgia e geologia
Trabalhador de fabricação de produtos de borracha e plástico
Trabalhador de fabricação, vulcanização e reparação de pneumáticos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp