Eleições

'Fake news’ associam Haddad a incesto e anunciam apoio de celebridades a Bolsonaro

Adenilson Nunes/BNews
Também circula um texto supostamente noticioso relacionando Manuela D’Ávila (PCdoB) a Adélio Bispo, que esfaqueou Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 14/10/2018, às 14h43   Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter atendido a pedidos da campanha de Fernando Haddad (PT), ainda é possível encontrar no Facebook e em sites obscuros uma profusão de notícias falsas contra o petista. 

Conforme mapeamento feito pelo BNews, os conteúdos incluem a suposta defesa que Haddad faz do incesto no livro de sua autoria “Em defesa do Socialismo”. Até a publicação desta matéria, a postagem ultrapassou 27 mil compartilhamentos em apenas 4 horas. 

Também circula um texto supostamente noticioso relacionando Manuela D’Ávila (PCdoB) a Adélio Bispo, que esfaqueou Jair Bolsonaro (PSL) no mês passado, mesmo após a Corte eleitoral ter ordenado que a rede social identificasse o perfil que havia dado início ao boato. Outra postagem sugere que, caso seja eleito, Haddad vai censurar os evangélicos. 

Além disso, há publicações insistindo em supostos apoios de celebridades a Bolsonaro, como Roberto Carlos e Silvio Santos. Em setembro, a assessoria do SBT afirmou que “Silvio Santos nunca disse isso e não revela seu voto”.

Voto em cédula

Esses mesmos perfis colocam em suspeição a segurança das urnas eletrônicas e convocam o eleitorado a utilizar a hashtag “#VotoEmCedula”, que esteve entre os principais assuntos do Twiiter neste domingo (14). Os dizeres também foram vistos em cartazes no ato pró-Bolsonaro realizado nesta manhã, na Barra.

Confira algumas das postagens que circulam nas redes:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp