Eleições

Presidente do TRE-BA relata votação tranquila: “biometria não foi e não será vilão do processo eleitoral”

Adenilson Nunes/BNews
Com apenas um voto a ser registrado, eleitor não precisou enfrentar filas   |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 28/10/2018, às 18h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A votação do segundo turno na Bahia foi encerrada às 17h deste domingo (28) dentro da normalidade, segundo informou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Rotondano.

Com apenas um voto a ser registrado, o eleitor baiano encontrou seções tranquilas e pouca. Em Salvador, maior colégio eleitoral da Bahia, os locais de votação não registraram filas, apesar de algumas urnas terem apresentado problemas na capital. Segundo o TRE-BA, os casos foram rapidamente solucionados, o que minimizou os transtornos aos eleitores.

“Graças a Deus que os problemas foram menores, as filas muito menores. Isso demonstra que a biometria não foi e não será jamais o vilão do processo eleitoral, ao contrário, é segurança, honestidade, e isso nós concretizamos hoje. Tomamos algumas providências necessárias até para melhorarmos, e é errando que vamos aprender, que vamos consertar os nossos erros, mas, em âmbito geral, o pleito foi tranquilo”.

OCORRÊNCIAS COM URNAS

O TRE-BA registrou que 262 urnas eletrônicas apresentaram problemas em todo o Estado.  Houve substituição de 240 equipamentos. O município com maior número de troca de urnas eletrônicas foi Salvador. A capital baiana registrou 63 substituições de urnas. Em Vitória da Conquista, 15 urnas eletrônicas precisaram ser trocadas. 

Na seção 130, no Centro Educacional Marco Antônio do Carmo, no município de Saubara, pertencente à 178ª Zona Eleitoral de Santo Amaro, a urna eletrônica foi substituída pela urna de lona e os eleitores votaram manualmente, após inúmeras tentativas com urna de contingência e os flashs reservas. A alteração ocorreu por volta das 13h15.

OUTRAS OCORRÊNCIAS 

No total, foram registradas nove prisões. As detenções ocorreram nos municípios de Chorrochó (158ª ZE) e Ilhéus (26ª ZE) por boca de urna. Em Itapetinga (140ª ZE), um eleitor foi flagrado filmando a urna eletrônica na cabine de votação, sendo detido por quebra de sigilo de voto. Em Valente (120ª ZE), um eleitor foi preso por descumprir a ordem judicial eleitoral, que proibiu o consumo e venda de bebida alcoólica na cidade.  

Em Uruçuca (198ª ZE) houve a denúncia de que, nas Fazendas Porto Seguro e Jorge Gabrielli, os trabalhadores estariam sendo impedidos de se deslocarem até seus locais de votação. O juiz eleitoral solicitou o deslocamento da guarnição da Polícia Militar para averiguação do fato, mas, chegando ao local, nenhuma irregularidade foi constatada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp