Eleições

Vera Cruz: Atual prefeito e ex-prefeito podem protagonizar embate nas urnas em 2020

Montagem/ BNews
Marcos Vinicius (MDB) e Magno (PT) são considerados as principais forças políticas para o próximo ano  |   Bnews - Divulgação Montagem/ BNews

Publicado em 19/10/2019, às 18h50   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), devem acompanhar, nas urnas, um embate entre figuras conhecidas nas eleições do próximo ano.

Atual prefeito, Marcos Vinicius (MDB) e o ex-gestor da cidade, Magno (PT), são considerados as principais forças políticas que devem disputar o pleito. Outro nome que ganha força entre as opções é o de Anne Sales (PSB), assessora da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB). Para a corrida, uma opção cogitada também é o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos).

Com gestão considerada bem avaliada pela população, como assumem até opositores, Marcos Vinicius é considerado favorito. Além da boa aceitação, tem como vantagem o fato de ter a famigerada “máquina na mão” e de priorizar obras de infraestrutura, que recebem divulgação maciça, em um trabalho forte de comunicação que faz no município.

Gera dúvida, no entanto, por qual campo político ele deve disputar a reeleição. Oficialmente, é da base do governador Rui Costa. Mas não passam despercebidos seus constantes flertes com o grupo do prefeito ACM Neto (DEM). É acusado de, como diz um famoso ditado popular, acender uma vela para Deus e outra para o diabo. 

Marcos foi criticado por plagiar o slogan “Segue o Passo”, usado pela gestão de Neto em Salvador. Além disso, faz críticas ao governo estadual, como no episódio em que atacou a qualidade do asfalto aplicado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do estado em outros municípios.

O prefeito diz que permanece no MDB, mas uma saída dele da sigla não é descartada nos bastidores. Possui bom trânsito junto ao deputado federal Josias Gomes (PT). Por outro lado, apoiou para deputado estadual, nas eleições do ano passado, Luciano Simões Filho, do DEM, principal partido de oposição a Rui Costa na Bahia. 

Seu principal adversário nas urnas pode ser Magno, cuja candidatura tem sido articulada nos bastidores do PT, apesar de nenhum martelo ter sido batido. Pesa contra ele o fato de ter saído desgastado do segundo mandato, considerado ruim na cidade. Reflexo disso foi o fato de ter sido derrotado na tentativa de lançar um sucessor: Toinho acabou ficando em segundo lugar, desbancado por Marcos Vinicius. Magno também é alvo de processos na Justiça. 

Uma candidatura única no grupo de oposição também não é descartada. Nos bastidores, Magno e Anne conversam sobre o assunto, mas sem definição. Considerada pessoa de confiança de Fabíola Mansur, responsável pela articulação política do seu mandato, Anne defende que, sem unidade, será “inviável” derrotar o atual prefeito. Ela acredita que, no atual contexto, caso haja opção um nome único na oposição, o seu tem mais chances. 

“A unidade vai existir. Só é viável disputar com o prefeito atual se for todo mundo junto. A gente [oposição] está discutindo e evoluindo muito no tema”, afirmou Anne ao BNews. A ideia do PSB é repetir na cidade a mesma estratégia usada em Irecê, nas eleições de 2016. Naquele ano, Elmo Vaz (PSB) disputou o pleito com um considerado quase imbatível Luizinho Sobral, que ostentava aprovação popular de mais de 70%. Nem a alta popularidade livrou Sobral de ser derrotado por Elmo, em uma vitória que surpreendeu até os mais otimistas.

Natural de Vera Cruz, Jurailton Santos também é cogitado como opção. É considerado um nome que pode representar a renovação dos quadros de oposição na cidade. Outra figura já conhecida da população que tem se colocado candidato em 2020 é Titia (SD), esse visto como um “Da Luz” local, em referência a Rogério Tadeu Da Luz, espécie de criatura folclórica e pitoresca dos pleitos municipais e estaduais na Bahia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp