Eleições

Sem Bellintani na disputa, Silvio Humberto avalia que é hora do PSB construir candidatura

Vagner Souza/BNews
Pré-candidato diz que definição do nome ocorrerá coletivamente, dentro da legenda. Ele também afirma que Bellintani saiu mudado do processo que culminou na sua desistência  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 30/12/2019, às 12h35   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador, e pré-candidato à prefeito de Salvador pelo PSB, Silvio Humberto avalia que após o anúncio de que Guilherme Bellintani não concorrerá à prefeitura de Salvador, é chegado o momento de a legenda construir quem será o seu representante em 2020.

Ele conversou com a reportagem do BNews na manhã desta segunda-feira (30), por telefone."Diante de todas as especulações, ele deve ter feito as suas análises dos "prós" e "contras", do que ele ganharia ou perderia. Acho que dentro dessa avaliação pessoal, do custo político e do cenário político, ele optou por não sair", analisa.

Humberto acrescenta que Bellintani ainda tem tempo para empreitadas futuras, e opina que existiram dois movimentos fundamentais nos últimos meses: o lançamento das pré-candidatos negras e a possibilidade do ex-secretário de ACM Neto deixar o Esporte Clube Bahia e se candidatar à prefeitura municipal de Salvador - mesmo sem ter se filiado a partido algum.

"Eu entendo, e tenho insistido na tese de que as agremiações são maiores que as pessoas. Acredito na construção coletiva", opinou. Agora, posterior ao anúncio feito através de entrevista à rádio Metrópole nesta manhã, o momento agora é de definição sobre qual nome será escolhido para concorrer ao Executivo municipal pelo PSB. 

Além da pré-candidatura do vereador, a deputada federal e presidente da legenda na Bahia, Lídice Da Mata também pode representar o partido em 2020. Anteriormente, a parlamentar havia dito que com ou sem uma definição de Bellintani, o PSB teria candidatura própria.

"O partido tem um legado de construir coletivamente, de buscar a construção coletiva como regra. A executiva municipal e estadual, a nacional: vamos construir [a candidatura] internamente. Aquele que tiver a melhor viabilidade, será o nome - cada um com seu histórico e a leitura do momento que estamos vivendo e a visão sobre a cidade", afirma.   

Para Silvio Humberto, neste último item, ele e Lídice compartilham similaridades. Na opinião do pré-candidato, é essencial fazer de Salvador uma cidade inclusiva, na qual "as pessoas sejam a prioridade". Ele descreve o cenário eleitoral como efervescente, e destaca a aproximação da Lavagem do Bomfim - festejo que costuma servir de termômetro para o processo eleitoral. "Todo mundo sai, todo mundo se coloca", afirma.

Questionado se acredita que Bellintani permanecerá dialogando com o PSB com o objetivo de amadurecer sua afinidade ideológica com a legenda – processo descrito por Lídice em ocasiões anteriores -, o edil avalia que o presidente do Bahia aprendeu muito nos últimos tempos, seja nos cargos que tem ocupado ou conversando com diversos setores e partidos.

"Ele tem contribuições importantes. Você não pode pegar isso e desconsiderar, voltar para a concha. Esse é um movimento que ocorre pela política. Quando você entra, você não vai e volta para o mesmo lugar", opina. Ele também avalia que seu trabalho à frente do Esporte Clube Bahia colaborou este processo também. 

"Quanto a ele voltar para a base do prefeito, aí não dá para conjecturar. Na medida que ele conversa, no meu entender, na política você precisa ter lado. Isso não significa que você não vá construir pontes para conversar. Mas não dá para mudar toda hora de camisa", conclui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp