Eleições

Bolsonaristas baianos querem passar "peneira" para evitar traições no Aliança

BNews/Vagner Souza
Legenda anunciou em seu perfil oficial no Twitter que chegou a mais de 100 mil aliados  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 02/01/2020, às 15h55   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Os bolsonaristas baianos começam agora em janeiro o processo de coleta de assinaturas para formação do Aliança Pelo Brasil, novo partido do presidente Jair Bolsonaro. Além das filiações, a agremiação busca políticos alinhados ideologicamente para integrar seus quadros. Na Bahia, apesar de não ter comando definido, a formação do novo partido está sendo puxada principalmente pelos vereadores Cezar Leite (PSDB) e Alexandre Aleluia (DEM). 

O tucano é um dos que defendem que a sigla investigue os novos filiados para evitar o que aconteceu com o PSL, que rompeu com o Palácio do Planalto. "Quando estive em Brasília e conversei com Eduardo Bolsonaro, coloquei isso: precisa que o partido que está sendo formado investigue e avalie todas as pessoas que podem compor o Aliança. O problema que aconteceu com o PSL foi que ficou com o Bivar. Não pode ocorrer o mesmo problema em um partido onde a liderança é o nosso presidente Jair Bolsonaro, porque aí vai ter um problema sério", declarou Cezar Leite ao BNews.

Leite cita o exemplo do comando do PSL Bahia, que hoje tece críticas abertamente ao presidente. "Tem que identificar quem são as pessoas, quem são os políticos, o que é que se pensa, quais são as ações que serão tomadas e quais são as pessoas vinculadas a esses políticos. Essa peneira tem que ser feita para reduzir o que aconteceu com o PSL aqui e com os deputados que diziam apoiar o presidente e depois deram a facada nas costas", completou.

Para conseguir o registro formal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ter direito a disputar as eleições de 2020, a sigla precisa de 492 mil assinaturas. Elas precisam ser coletas e validadas pela Justiça Eleitoral até o dia 4 de abril de 2020. No último fim de semana, a legenda anunciou em seu perfil oficial no Twitter que chegou a mais de 100 mil aliados. Isso significa que mais de 100 mil pessoas acessaram o site do partido e preencheram a ficha necessária para se aliar. 

Atualizada às 17h03 - O Aliança terá prazo de criação até abril de 2020 para estar apto na eleição e não até abril do ano que vem, conforme publicado na versão anterior. O texto foi corrigido.

Leia também:
Caciques do PSL Bahia ficam de fora da 1ª reunião do Aliança em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp