Eleições

Reis diz que vereadores licenciados devem ser os únicos da gestão municipal a disputar vagas na CMS

Vagner Souza/BNews
Pré-candidato diz que candidatos a vereador em 2020 serão definidos junto aos partidos aliados com “tranquilidade, paciência e sabedoria"  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 09/01/2020, às 10h15   Victor Pinto e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O pré-candidato a prefeito, e chefe do Executivo municipal em Exercício, Bruno Reis (DEM) disse nesta quinta-feira (9) que os vereadores licenciados que atualmente ocupam secretarias são os únicos dentro da gestão do prefeito ACM Neto (DEM) que devem pleitear vagas na Câmara Municipal de Salvador (CMS) durante as eleições de outubro.

Nomes mais técnicos da gestão de ACM Neto (DEM), como os do secretário Chefe de Gabinete do prefeito de Salvador, Kaio Moraes, e da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, tem sido ventilados nos bastidores como eventuais pré-candidatos a vereador no sufrágio deste ano.

Questionado sobre a possibilidade de endossar este movimento, Reis disse que a tendência é de que sejam candidatos os vereadores licenciados que atualmente ocupam posições dentro da gestão ACM Neto. Contudo, ele não descarta que “uma ou duas vagas” para outros candidatos possam ser disponibilizadas.

Anteriormente, o prefeito ACM Neto (DEM) disse que cerca de “quatro ou seis” colaboradores devem deixar sua gestão até junho de 2020 em virtude das eleições municipais. A descompatibilização destes nomes deve ocorrer entre o final de março e início de abril.

Entre os vereadores que devem deixar as secretárias de Neto para concorrer à reeleição estão o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (DEM); o Diretor-presidente da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), Alberto Braga; a titular da Secretaria de Políticas para Mulheres Rogéria Santos (Republicanos); e o secretário de Ordem Pública, Felipe Lucas (MDB).

“Se tiver mais, no máximo, uma ou duas candidaturas. Vamos construir um clima de harmonia e estabilidade na nossa base - organizando os hoje 12 partidos que já estão nos apoiando e outros que virão", afirmou ao BNews.

O pré-candidato a prefeito explica que a ideia é fazer com que candidatos novos, suplentes de vereadores e ex-edis possa ter chance de se eleger, permitindo também que integrantes atuais do Legislativo municipal possam conquistar suas reeleições.

Reis também avalia que a decisão de ser – ou não - candidato é muito pessoal. "Em tom de brincadeira, eu aprendi na minha vida que a gente nunca deve dizer a pessoa que não case ou que não seja candidato", teorizou.

Ele acrescenta que o que mais motivou a antecipação de sua pré-candidatura foi a mudança nas "regras do jogo". Anteriormente, as coligações podiam ser feitas nas convenções. Agora, até o próximo dia 3 de abril, todos os partidos tem de estar organizados em torno de um candidato - sem que exista a possibilidade de ajustes posteriores a este prazo.

"Vamos fazer isso [definir os candidatos a vereador na base] com toda a tranquilidade, paciência e sabedoria", adiantou.

Autismo

Nesta manhã, durante a abertura do Congresso Internacional de Autismo na Bahia, no Solar de Cunha Guedes, no bairro da Vitória, Reis, a secretária Ana Paula e sites BNews e Metro1 foram homenageados por seu apoio a causa.

"Sempre fez parte da minha trajetória na vida pública a defesa das pessoas com deficiência, das pessoas que tem o transtorno do espectro do autismo. Desde sempre nós firmamos parcerias com as instituições que dão apoio a esse seguimento - em especial com a AMA [Associação de Amigos do Autista da Bahia], colaboradora desse congresso", destacou o vice.

Ele também congratulou a instituição por organiza um congresso com palestrantes internacionais, voltada aos seus colaboradores e pais de crianças com autismo. Na avalição de Reis, ter um filho com autismo é “uma verdadeira missão”.

De acordo com o prefeito em exercício, Salvador tem mais de 40 mil pessoas que vivem com transtorno autístico. "A gente aqui na prefeitura, o poder público tenta dar um suporte. É com essa visão que nós firmamos convênios com estas instituições - para que elas possam ter condições de oferecer esse serviço", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp