Eleições

Leal não acredita que aprovação de PEC da previdência possa impactar eleições municipais

Vagner Souza/BNews
Aprovação da PEC 159 na noite da última sexta (31) foi marcada por protestos e quebra-quebra  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 03/02/2020, às 09h55   Yasmin Garrido e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP) avalia que a votação da PEC 159 - e os tumultos que marcaram a apreciação da matéria - não deve impactar nas eleições municipais do próximo mês de outubro. 

A matéria, que agora aguarda sansão do governador Rui Costa (PT), apresenta uma série de modificações no regime de previdência dos servidores estaduais da Bahia. 

O parlamentar conversou com a reportagem do BNews na manhã desta segunda-feira (3), pouco antes da posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Fórum Ruy Barbosa. "Não posso dizer que uma situação como essa vai contaminar o processo eleitoral", minimizou. 

Leal acrescentou ainda que o texto aprovado em dois turnos pela casa - com os parlamentares encastelados na Sala de Comissões da AL-BA, e sem a presença dos órgãos de imprensa - busca   única e exclusivamente adequar a previdência dos servidores locais à reforma aprovada em âmbito nacional pelo Congresso no segundo semestre de 2019.

Questionado sobre a hipótese de tornar-se alvo de ataques constantes do funcionalismo público estadual por sua atuação no episódio, Leal minimizou a hipótese. "A gente que está à frente de um poder não pode se intimidar. Não podemos obviamente aceitar que uma situação selvagem como essa venha a prejudicar o funcionamento da Casa", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp