Eleições

Ibope: “virou praxe colocar candidatos conservadores atrás”, diz Cezar Leite sobre pesquisa

Arquivo /BNews
Candidato bolsonarista fez comparação com as pesquisas de Trump e Bolsonaro   |   Bnews - Divulgação Arquivo /BNews

Publicado em 06/10/2020, às 10h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato a prefeito de Salvador, Cezar Leite (PRTB) avaliou a última pesquisa do Ibope que o coloca com 3% das intenções de votos na capital. Segundo ele, “essas pesquisas, muitas vezes, não condizem com a realidade”. O candidato que se coloca como único bolsonarista na disputa também afirmou que “é praxe colocar candidatos conservadores sempre atrás”

“Essas pesquisas, muitas vezes, não condizem com a realidade. Tenho andado bastante fora da bolha durante a campanha e venho me surpreendo com a reação das pessoas, as mais variadas, e a adesão e confiança delas no nosso projeto. Lembro que as pesquisas que saíram na época das campanhas de Bolsonaro e Trump os colocavam sempre atrás de seus adversários, mas o final da história todos conhecemos. Virou praxe colocar os candidatos conservadores sempre atrás nas pesquisas, mas o resultado nas urnas costuma ser exatamente o oposto. Quando buscamos saber sobre os métodos das pesquisas, descobrimos que são muito controversos e não têm amplitude. O universo de 602 pessoas, como foi realizado pelo Ibope, é muito restrito”, comentou, nesta terça (6), e, nota enviada ao BNews. 

A pesquisa Ibope publicada na segunda-feira (5) aponta o candidato Bruno Reis (DEM) como favorito na disputa pela prefeitura de Salvador. O levantamento ouviu 602 pessoas, entre 29 de setembro e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais.

A pesquisa, encomendada pela TV Bahia, aponta no cenário estimulado - quando os nomes dos candidatos são citados -, Reis com 42%. Pastor Sargento Isidório (Avante) tem 10%; Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice Santiago (PT) aparecem empatadas com 6%; Bacelar registra 5%; Cézar Leite (PRTB) tem 3%; Hilton Coelho (PSOL) 2%; enquanto Celsinho Cotrim (PROS) não pontua, e Rodrigo Pereira (PCO) registra 1%. Brancos e nulos somam 17%. Não souberam ou não responderam, 8%. Cezar Leite caiu um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, divulgada pela Real Time em setembro, 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp