Eleições

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa sobre eleição para prefeito de Conquista

Arquivo BNews
Decisão liminar ocorreu no âmbito de uma representação ajuizada pela Coligação “O Trabalho tem que continuar", do candidato a reeleição Herzem Gusmão (MDB).  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 04/11/2020, às 14h13   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão, e impedimento, da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para eleição de prefeito de Vitória da Conquista, Litoral Sul. A decisão liminar ocorreu no âmbito de uma representação eleitoral ajuizada pela Coligação “O Trabalho tem que continuar", do candidato a reeleição Herzem Gusmão (MDB).

O candidato argumenta que a empresa responsável pela pesquisa, a Eleva Tecnologia e Comunicação LTDA, não possui registro no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (CONRE-5). Também foi ponderado que a situação cadastral junto à Receita Federal constar como “inapta”.

"[...] Se trata de uma empresa que não exerce atividade regular, sendo este um forte indício de fraude, e ao se permitir que uma pesquisa realizada por uma empresa inapta (sem inscrição de Pessoa Jurídica), de acordo com o banco de dados da RFB, sem inscrição no conselho regional de estatística, poderá trazer graves consequência, desequilibrando o pleito em curso", argumentou a coligação.

Em decisão da última terça-feira (3), o juiz eleitoral Cláudio Augusto Dalton de Freitas decidiu suspender a divulgação até julgamento definitivo da representação. O descumprimento da decisão pode acarretar na cobrança diária de multa no valor de R$5 mil. 

"Sabe-se que a pesquisa eleitoral é artifício de suma importância durante o desenvolvimento de uma eleição, sendo relevante instrumento de marketing para as campanhas políticas e servindo como influência para o eleitorado na hora da decisão concreta do voto", avaliou o magistrado em sua decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp