Eleições

Vice-presidente dos EUA fala sobre democracia, mulheres negras e latinas durante primeiro discurso

Reprodução/CNN Brasil
Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo no país  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CNN Brasil

Publicado em 07/11/2020, às 22h50   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Kamala Harris, a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, discursou pela primeira vez, na noite deste sábado (7), após os resultados das eleições presidenciais que elegeu o presidente  democrata Joe Biden.

"Boa noite, o deputado John Lewis, antes de falecer, escreveu que a democracia não é um estado, é um ato, isso significa que a democracia não está garantida, ela só é tão forte quanto a nossa vontade de lutar por ela, vigia-la e nunca tomá-la como certa. Precisamos de luta, sacrifício e, também, alegria e progesso, porque nós, o povo, temos o poder de transformar o mundo", disse.

Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo no país. Durante seu discurso, que antecedeu ao do presidente eleito, ela agradeceu a sua mãe, por ter lhe dado força e coragem, e reafirmou o apoio às mulheres negras, latinas e asiáticas. 

"Vocês garantiram um novo dia para América. Por quatro anos, vocês marcharam e se organizaram em busca de igualdade e justiça por nossas vidas e nossos mundos (...) Vocês escolheram a esperança, unidade, a ciência e a verdade (...) À mulher mais responsável por eu estar aqui, minha mãe, que sempre estará nos meus corações. Quando ela veio da Índia, ela não imaginava esse momento, mas ela acreditava que um momento desses seria possível. Eu penso nela e nas gerações de mulheres negras, asiáticas, brancas, latinas, que fizeram história nos Estados Unidos. Mulheres que lutaram tanto por igualdade e liberdade para todos", completou a vice-presidente americana.

Leia também:

"Vou tentar não dividir, mas unificar", diz Biden durante primeiro discurso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp