Eleições

Lauro de Freitas 2024: O que pensam os candidatos à prefeitura sobre Mobilidade e Infraestrutura

Montagem BNews
O projeto é uma iniciativa para divulgar as expectativas dos candidatos à prefeitura de municípios baianos para 2024, hipotético último ano de governo  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 13/11/2020, às 14h57   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Ônibus sucateado, buracos na rua e falta de sanemaneto básico. Demandas comuns apresentadas pela população e alvo de resoluções de candidatos em época de eleição. Esse é o tema desta edição da série Cidades 2024, promovida pelo BNews.

O projeto é uma iniciativa para divulgar as expectativas dos candidatos à prefeitura de municípios baianos para 2024, hipotético último ano de governo.

Confira abaixo as expectativas dos candidatos à prefeitura de Lauro de Freitas para Mobilidade e Infraestrutura:

Felipe Manassés (PROS): 

Dar um salto de condições de acessibilidade na cidade, tornando Lauro de Freitas uma cidade referência em acessibilidade, com logradouros públicos e transportes adaptados para Pessoas com Deficiência – PcD, isto inclui endereçar o passivo existente e também fazer com que as novas obras da cidade passem a serem realizadas já contemplando os padrões de acessibilidade, promover uma maior integração entre os modais de transporte e a região metropolitana, construção de novos terminais de ônibus para a interligação da região metropolitana e revitalização de pavimentos e passeios, com a remoção de obstáculos e a implantação de rampas de concreto, passagens de nível, dentre outros ajustes necessários. 

Marcello Santana (MDB):

Com crescimento desordenado e completamente falta de planejamento, os munícipes sofrem por conta do não cumprimento da Lei do Ordenamento do Solo, as calçadas dos pontos centrais do comércio no bairro do Centro, Portão, Itinga e Vida Nova, por conta da ocupação das calçadas por ambulantes, o ir e vir do transeunte fica comprometido, a sua mobilidade é tolhida, ficando exposto a acidentes provocados por motos, carros, ônibus e bicicletas.

Vou recuperar toda as calçadas e calçadões, adaptando-os para deficientes, além da criação de ciclovias para ciclistas, considerando que quase cotidianamente são vítimas de veículos motorizados.

A Lei de Mobilidade Urbana será cumprida em sua íntegra, pois não vem sendo respeitada por sucessivas gestões. O trânsito, principalmente da nossa principal via que é a Estrada do Coco está cada vez mais  congestionada, uma alternativa  é transformar a Estrada do Trabalhador em uma via paralela.

Mauro Cardim (PTB):

Vivemos em uma cidade que virou “um armengue” pela falta de qualidade mínima em tudo que é obra da Prefeitura. O que tem alguma qualidade pode checar que foi obra do Governo da Bahia porque não podemos negar que Rui Costa ajudou Moema Gramacho antes e está fazendo o possível para ajudar especialmente neste período eleitoral.

O pouco que se investiu em infraestrutura e mobilidade urbana, foi resultado de contrapartidas sociais e de empréstimos bancários nocivos para o grau de endividamento do município. Nossa gestão terá que reavaliar os danos de uma herança maldita que chegará para resolvermos.

Em nosso Plano de Governo, destacamos a importância da implantação do Aeromóvel como fundamental para resolver de forma estruturante a questão da mobilidade, do serviço de transporte público moderno, eficiente e implacável na relação custo x beneficio.

A requalificação da nossa Orla, a revitalização do nosso Centro Histórico e a implantação de novas vias de integração entre bairros, sobretudo com a ampliação das ciclovias ajudarão a destravar o nosso município. Mas não será uma tarefa simples. Pretendemos contar com a parceria do Governo Bolsonaro que tem programas voltados para o desenvolvimento urbano sustentável.

Mirela Macedo (PSD):

A requalificação da malha viária, o reordenamento de trânsito e tráfego do município são compromissos que em 2024 todos irão comprovar as melhorias. A regulamentação do sistema „‟ligeirinho‟‟e do estacionamento público, a renovação da frota do transporte municipal e a construção de ciclovias darão mais qualidade de vida aos munícipes.

Vamos concluir a nossa gestão com a requalificação, manutenção e construção de todas as praças públicas e oferecer conforto e segurança para toda a família. Até 2024 toda Lauro de Freitas estará com o esgotamento sanitário adequado, além do manejo de águas pluviais urbanas sendo realizado com ações de microdrenagem, assim os alagamentos não farão mais parte da vida da população

Moema Gramacho (PT):

A chegada do metrô a Lauro de Freitas em 2018, resultado da nossa parceria com o governador Rui Costa, mudou a vida de quem usa transporte público em nossa cidade. Na nossa próxima gestão vamos estender o metrô ou implementar um outro modal sobre trilhos que interligue a estação que já temos em Lauro de Freitas até o terminal de Portão, além de outras ações que serão implementadas para melhorarem a mobilidade e infraestrutura, como a reforma e construção de três novas passarelas na Estrada do Coco, duas já em execução; ampliação das obras de pavimentação asfáltica para todos os bairros, atualmente mais de 100 ruas estão em obras ou em processo de licitação, estas portanto já estarão prontas no próximo ano, além da recuperação total dos 10 km da Estrada do Coco no trecho de Lauro de Freitas, que já tem ordem de serviço assinada pelo Governador Rui Costa e vai ser iniciada nos próximos dias. Em nossa próxima gestão também serão concluídas as obras de macrodrenagem do Rio Ipitanga e da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, ambas em execução, e implementação de Usinas de Reciclagem de Resíduos Sólidos e Uranos com aproveitamento total e sustentabilidade, incluindo geração de emprego e renda.

Um dos grandes destaques de ações que serão concluídas na nossa próxima gestão é a cobertura de 100% da cidade com esgotamento sanitário, com obras já iniciadas, além da reestruturação do sistema de transporte público em parceria com o Governo do Estado, com veículos novos, com ar condicionado e Wi-fi, interligados ao metrô.

Teobaldo Costa (DEM):

Engarrafamentos, buracos, alagamentos, falta de saneamento básico, em péssimo estado. Transporte caótico e ineficiente. São muitos os problemas que o nosso povo sofre e há muito tempo. Chega de obras mal feitas e inacabadas.

Vamos oferecer soluções com um trabalho sério e eficiente. Revitalizar vias e avenidas com asfalto resistente e de qualidade. Fazer a limpeza dos rios, córregos e galerias. Organizar as rotas do transporte. Realizar as obras de saneamento há tanto esperadas por nosso povo.

Tudo isso com transparência e responsabilidade fiscal e econômica. Não temos rabo preso com empresas, empresários ou grupos políticos. Vamos trabalhar com moralidade e legalidade, buscando sempre a eficiência técnica aliada ao compromisso com o recurso público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp