Eleições

Após votar, Bolsonaro nega problemas diplomáticos com China e diz que houve fraude nas eleições norte-americanas

Reprodução/Tânia Regô/Agência Brasil
Presidente vota na cidade do Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Tânia Regô/Agência Brasil

Publicado em 29/11/2020, às 14h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após votar nas eleições municipais, no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negou que existam problemas diplomáticos entre Brasil e China. As informações são do portal UOL neste domingo (29).

Na última semana, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), sugeriu em seu Twitter - e depois apagou - que a tecnologia 5G desenvolvida pela China seria utilizada para espionar seus usuários. 

"Nós precisamos da China e a China precisa muito mais de nós. Eles tem 1,4 bilhão para alimentar, tem se tornado mais urbana que rural, compram muitas commodities. O chinês está consumindo cada vez mais proteína e todo mundo quer o bem do seu povo e nós queremos do nosso", disse. 

A declaração resultou em uma nota da embaixada da China no Brasil, demonstrando desconforto com o episódio e afirmando que as acusações eram infundadas. Posteriormente o vice-presidente Hamilton Mourão e o Itamaraty criticaram a reação chinesa.

Eleições EUA 

Bolsonaro também aproveitou para dizer, sem apresentar quaisquer provas, que as eleições presidenciais norte-americanas foram fraudadas. O presidente brasileiro acrescentou que vai aguardar "um pouco mais" antes de se pronunciar sobre a eleição.  Bolsonaro é um dos poucos líderes mundiais que ainda não parabenizou o presidente eleito Joe Biden.

"Confiaram em um método onde o povo estava sempre com um objetivo. É um dos países que é 'mãe da democracia'. Agora, a imprensa não divulga, mas eu tenho minhas fontes de informações, não adianta falar para vocês, não vão divulgar. Mas realmente teve muita fraude lá, isso ninguém discute", reclamou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp