Eleições

O Bofe

Publicado em 25/10/2010, às 11h08   Crispiniano Daltro


FacebookTwitterWhatsApp


* Crispiniano Daltro

O episódio televisivo das agressões alegadas pelos candidatos à presidência Dilma e Serra, me fez lembrar uma novela produzida pela Rede Globo em plena ditadura militar (1972), tendo como palco a cidade, coincidência ou não, do Rio de Janeiro. Sob o titulo “O Bofe”, dirigida pelo mineiro Lima Duarte, sendo a primeira e única telenovela abalizada por ele e, se não estou enganado, a última em preto e branco no período das 22h.

Pois bem, 38 anos se passaram e Serra e a Dilma protagonistas atuais, imitam a telenovela global, com alvoroços políticos semelhantes, a época em um capítulo o ator principal que sofre um atentado -  levou um tiro de revólver no meio de uma reunião popular, criando aquele corre-corre, derramamento de sangue do "ator político". Seus assessores não perderam tempo em transformar tudo aquilo em peça publicitária, fazendo com que o político concorrente virasse o “diabo”, gritando que aquele tiro era ele quem devia ter recebido, e assim passar para o povo a condição de vítima.

Bem, não sei se as versões dos atuais protagonistas presidenciáveis vão convencer o eleitor. De uma coisa posso afirmar: o resultado dessa novela brasileira só vai ser conhecido no capítulo final que irá ao ar no próximo domingo, 31, quando o público terá a oportunidade de participar interativamente da grande “traumatologia”, escolhendo sua vítima para conduzir o destino do país e aquele que irá vestir o pijama junto com o presidente Lula, que também será julgado a escrever seu último capítulo da telenovela brasileira.

Crispiniano Daltro - Policial civil, bacharel em administração e pós-graduado em gestão pública municipal pela UNEB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp