Eleições

Propaganda eleitoral dá canseira ao TRE

Imagem Propaganda eleitoral dá canseira ao TRE
Tribunal dispõe apenas de uma equipe para dar conta de todos os bairros da cidade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/08/2012, às 08h56   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O jogo do vale tudo para chamar a atenção do eleitor tem dado extremo trabalho ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA). Desde o dia 6 de julho, quando passaram a ser permitidas as campanhas eleitorais de 2012 nas ruas da cidade, candidatos não se intimidam diante da possibilidade de sofrer multas de até R$ 30 mil pela divulgação de propaganda irregular e espalham cartazes e pinturas por toda parte. Neste período, 2.057 placas foram apreendidas, 1.494 pinturas foram retiradas, além de banners e cartazes, e 389 processos já foram instaurados contra os infratores pelo Tribunal.

Mas o número - que pode parecer alto – poderia ser muito maior se o TRE tivesse mais equipes nas ruas. Reportagem do A Tarde revela que a equipe de fiscalização do tribunal que tem a tarefa de percorrer todos os bairros da capital é composta por apenas dois oficiais de justiça, um único servidor de cartório e um motorista.

Mesmo com o apoio da Limpurb, Transalvador e Polícia Militar, o grupo não consegue evitar as infrações, cometidas por candidatos que têm o conhecimento da lei. Para alcançar o número de apreensões registradas desde o início da propaganda eleitoral, a fiscalização do TRE teve de contar com o fator surpresa. Mas, se os fiscais esperam surpreender, os candidatos têm contado com a sorte. Nas ruas, é grande o número de placas e cartazes em locais proibidos e longe dos olhos da fiscalização, o que termina auxiliando os infratores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp