Eleições

Justiça suspende divulgação de pesquisa em Brumado

Brumado Agora
Para o magistrado, questionário mostrou-se tendencioso e dirigido à manipulação da opinião pública  |   Bnews - Divulgação Brumado Agora

Publicado em 30/09/2012, às 12h52   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça decidiu suspender a divulgação da pesquisa de intenção de votos à Prefeitura de Brumado, que seria divulgada neste sábado (29). A enquete havia sido encomendada pelo proprietário do Brumado Agora, Wilker Porto, por meio do instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas Ltda.
As informações são do Brumado Notícias.

O juiz eleitoral Genivaldo Guimarães acatou representação da Coligação ‘Brumado Melhor e Mais Forte’, encabeçada pela candidata Marizete Pereira (PT). O argumento é de que o questionário submetido aos entrevistados mostrou-se "tendencioso, intuitivo e dirigido à manipulação da opinião pública" em favor do candidato Aguiberto Lima Dias (PSL).

De acordo com a sentença, o questionário pretendia atrelar a imagem de Aguiberto à do atual prefeito, Eduardo Vasconcelos, já que induzia o eleitorado a avaliar a atual administração. Para o juiz, os que bem avaliarem a atual gestão estariam sendo induzidos a apoiar o candidato do prefeito municipal. Segundo o juiz, o fato “à véspera do pleito, poderá desencadear verdadeiro desequilíbrio eleitoral”.

O magistrado considerou ainda que as pesquisas eleitorais devem indagar para que seja considerada somente as pessoas dos candidatos. Com base nisso, e para garantir a isonomia, o juiz deferiu o pedido de liminar, impedindo a divulgação do resultado.

A multa para o caso de desobediência foi definida em R$ 70 mil, sem prejuízo da adoção de outras providências.

Os representados poderão apresentar defesa em até 48 horas. A pesquisa seria divulgada neste domingo (30).

Foto: Brumado Agora
Nota originalmente publicada às 8h


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp