Eleições

Aleluia afirma que DEM vive melhor momento desde 1986

Imagem Aleluia afirma que DEM vive melhor momento desde 1986
Para o presidente da legenda, o governo Wagner é um governo de destruição   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/10/2012, às 15h44   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) em meados de setembro de 2010 defendeu que o DEM fosse extirpado do cenário político. Na Bahia, a estratégia parecia ter surtido efeito, o partido perdeu representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara de Salvador não tem nenhum vereador. O cenário que parecia desfavorável começa a mudar, ao menos, é o que pensa o presidente estadual da sigla na Bahia, José Carlos Aleluia.

Em conversa com a reportagem do Bocão News, no último dia (2), o ex-deputado se mostrou otimista com o que entende como “o melhor momento do partido desde 1986”. Aleluia analisa a situação com base nos resultados prévios nas quatro maiores cidades do estado – Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista -. “Dessas, nós somos favoritos em três: Salvador, Feira de Santana e Itabuna. Em Conquista apoiamos o candidato do PMDB, Herzem Gusmão. Portanto, um partido que alguns diziam que estava fragilizado no estado demonstra que é competitivo e pode ganhar em três municípios estratégicos do estado”.

Ainda segundo Aleluia, a eleição deste ano carrega algumas particularidades. “o PT e seus aliados fogem para o grotão e perdem as cidades de médio e grande porte. Isto acontece, em razão da rejeição crescente do governador Jaques Wagner. Exemplo disso foram as vaias que levou ao tentar fazer um comício em Senhor do Bonfim no sábado (29). Teve que usar a polícia, violência contra jovens, agrediu jovens para fazer a segurança do governador, para ele tentar fazer um comício”.

Enquanto os partidos da base governistas planejam eleger mais de 300 prefeitos, o dirigente do DEM afirma que prefere analisar outro dado. “Nós não falaremos em números. Nós teremos presença em cidades importantes. Temos aliados nossos bem posicionados em Juazeiro, Bonfim, Paulo Afonso, Algoinhas, Feira, Salvador, Irecê, onde o PT será derrotado também, e em Barreiras. Enfim, nós estamos cobrindo o estado. Nas cidades polos. As pequenas continuarão seguindo o governo porque a máquina funciona muito mais nelas”.

Analistas políticos entendem que esta eleição será fundamental para o que virá em 2014. Neste sentido, o DEM trabalha com um projeto alternativo. “Num projeto que tire a Bahia deste marasmo, DEM, PSDB, PV, PMDB, PPS, outros partidos que não estão unidos conosco hoje. O governo Wagner é um governo de destruição que se volta contra a Bahia, contra os professores, contra os militares”.

Sobre a ausência do julgamento do “Mensalão” na ordem do dia da disputa política, Aleluia, revelou que ficou surpreso com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de “tentar proibir que o Mensalão seja usado, não o Mensalão, mas que seja feita uma homenagem ao ministro relator Joaquim Barbosa. Nós vamos recorrer. Eu entendo que as pessoas podem querer esconder muitas coisas, mas o Mensalão não se esconde. O mensalão foi feito no Palácio do Planalto, no governo do PT, comandado pelo comandante do PT. O comandante do PT é José Dirceu, se ele for preso, vai comandar o PT da cadeia. Porque ele comanda o PT há muito tempo. Ele levou o PT ao governo”.

Matéria originalmente publicada às 11h53 do dia 04/10.

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp