Eleições

Pesquisa SSA: a promessa é de disputa apertada

Imagem Pesquisa SSA: a promessa é de disputa apertada
Pelegrino e Neto dividem a preferência e a rejeição do eleitorado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/10/2012, às 13h38   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

Nova pesquisa para eleição de Salvador divulgada pela Babesp demonstra o equilíbrio da eleição municipal.  Os candidatos Nelson Pelegrino (PT)  e ACM Neto (DEM) permanecem em empate técnico, com uma pequena vantagem para o petista, que aparece com 30,8%, contra 29,1% do representante do DEM.

Restando dois dias para a realização da eleição, chama a atenção o número de pessoas que não sabe em quem vai votar. 19,6% dos mil entrevistados não se decidiram ainda. Os votos nulos são 8,8%, ficando à frente de Mário Kertész (PMDB), que é escolha 7,6%. Márcio Marinho (PRB), com 4,2%, Hamilton Assis (Psol), 1,7%, e Da Luz (PRTB), 0,9%, completam a lista.

Na espontânea, quando os nomes dos candidatos não são divulgados, a tendência de polarização entre PT e DEM é mantida. Pelegrino aparece com 27,4% e Neto com 26,2%. O mesmo percentual de entrevistados que não sabe em quem votar, 26,2%. Kertész aparece com 7,6%, enquanto Marinho, 3,7%, Assis, 1,2%, Da Luz, 0,7%. Duas pessoas entrevistadas disseram que votariam, pasmem, em João Henrique.

A classificação da administração de João Henrique também foi medida e não surpreendeu. Para 76,5% dos entrevistados, ela é Ruim e Péssima. Outros 15,3% consideram regular negativo. Regular Positivo, apenas 4,2%, enquanto 2,8% acham a gestão do atual prefeito boa ou ótima, e apenas quatro declararam que está sendo excelente para Salvador.

Segundo Turno

Em um eventual segundo turno entre ACM Neto e Pelegrino, o petista levaria vantagem. Entre os entrevistados, 36,1%  ficariam com o candidato de Lula. Outros 34,4% votariam no representante do DEM. 18% não sabem e 11,5% não dariam seus votos para nenhum dos dois.

Em outro cenário, em que a disputa seria entre Neto e Kertész. O representante do DEM venceria com 37,1%, frente aos 25% do peemedebista. 15,5% anulariam o voto, enquanto 22,4% não sabem em quem votariam nesta disputa.

Rejeição

A rejeição de ACM Neto continua sendo a maior entre os candidatos. Pelegrino também ficou com uma classificação ruim. O petista é seguido pelo candidato do PRTB, Da Luz. Os números são 25,7%, 22,7%, e 14,4%, respectivamente.

A Babesp ouviu 1 mil pessoas entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Foto: Paula Fróes

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp