Eleições

Primeiro turno termina com polarização entre DEM e PT

Imagem Primeiro turno termina com polarização entre DEM e PT
A tendência é que as urnas confirmem resultado das pesquisas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2012, às 08h58   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

Um segundo turno entre os candidatos à prefeitura de Salvador ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) seria a confirmação da estratégia petista para a primeira batalha do processo eleitoral deste ano.

O cientista político, Paulo Fábio, destaca que desde o início da corrida a campanha de Pelegrino buscou levar ACM Neto para o debate no campo político. O representante do DEM tentou evitar esta linha de discussão, mas no decorrer do processo acabou saindo da trincheira do embate técnico para discutir governo e oposição.

Neste sentido, Paulo Fábio, analisa que em se confirmando este segundo turno entre os dois, o primeiro turno terá sido apenas uma antecipação do segundo. “Terminou polarizado entre os candidatos que representam o governo e a oposição. Acabou não dando espaço para alternativa”, analisa.

De fato, todos os levantamentos feitos até então colocam postulantes como Mário Kertész (PMDB) e Márcio Marinho (PRB), que poderiam ter decolado, numa condição de disputa complicada. Nas pesquisas, os dois não estiveram se quer perto de ultrapassar os outros dois.

Tanto Kertész quanto Marinho evitam questionar incisivamente os números das pesquisas, no entanto, se apegam publicamente nos equívocos cometidos quando Jaques Wagner foi eleito em 2006 e João Henrique dois anos mais tarde.

As duas candidaturas tinham chances de crescer, mas não conseguiram ter o mesmo desempenho que, por exemplo, Celso Russomanno (PRB), tem obtido nos levantamentos em São Paulo.

O caso de Mario Kertész é ainda mais complicado. Apostando num discurso que o coloca como via alternativa a petistas e carlistas, somado à capacidade de juntar o melhor dos dois campos políticos, o peemedebista não conseguiu, ao menos nas pesquisas, obter o resultado esperado.

Hamilton Assis (Psol) conseguiu transmitir a mensagem que se propôs, mas o discurso ideológico ainda não refletiu nas intenções de votos. O partido trabalha com uma possibilidade concreta de eleger ao menos um vereador.
Rogério Da Luz (PRTB) participou da corrida eleitoral e a bem da verdade cumpriu o papel, apesar de não ter conseguido fazer com que os adversários incorporassem o aerotrem aos seus planos de governo.

Nota originalmente publicada às 12h45 do dia 06


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp