Eleições

Eleições ‘sujas’ com boca-de-urna

Imagem Eleições ‘sujas’ com boca-de-urna
Reportagem do Bocão News dá um giro na cidade e lixo aparece mais do que candidatos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2012, às 11h00   Alessandro Isabel (twitter alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp


Às 8 horas da manhã a cena já era de ‘sujeira’. Os tradicionais 'santinhos' que são distribuídos de forma irregular na boca-de-urna terminam deixando a cidade mais suja do que o normal. “Eu não voto em candidato que joga lixo no chão. Se eles fazem isso hoje imagina o que irão fazer no poder”, declara o engenheiro Antônio Bittencourt, que se mostrou revoltado com a quantidade de panfletos espalhados em frente ao Sartre COC, na Pituba.

A realidade relatada pelo eleitor não é uma exclusividade do bairro da Pituba. A reportagem do Bocão News flagrou em diversas áreas da cidade o ‘jogo sujo’ pelo voto. No Colégio Central, bairro de Nazaré, antes da abertura dos portões os panfletos já tomavam conta da Av. Joana Angélica. Em Brotas a cena se repete e também provoca críticas  por parte dos eleitores e fazem a campanha pelo voto limpo.

Segundo a assessoria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a prática de espalhar panfletos no chão pode ser considerada boca-de-urna, mas, como não se sabe como esse material foi colocado nas seções eleitorais, não se pode fazer muito a respeito.
A lei que proíbe boca-de-urna é de 1998 e prevê de um ano a seis meses de detenção, além de pagamento de multa mínima de R$ 5.320 para quem cometer a infração e for pego em flagrante.

Nestas eleições, candidatos tiveram suas campanhas dificultadas com a minirreforma eleitoral –sancionada em maio– que proibiu a utilização de outdoor, bem como de propaganda fixa, além de distribuição de brindes e camisetas. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permitiu, no entanto, o uso de camisetas e bonés de partidos por eleitores nos locais de votação.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp