Eleições

Vices saem do banco e tomam conta do debate

Imagem Vices saem do banco e tomam conta do debate
Confronto entre Olívia Santana e Célia Sacramento foi o ponto alto do debate   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/10/2012, às 01h13   Luiz Fernando Lima (Twitter @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O confronto de ideias entre as candidatas a vice-prefeita de Salvador, Olívia Santana (PCdoB) e Célia Sacramento (PV) foi considerado o ponto alto do debate entre os prefeituráveis promovido pela Tv Aratu na noite desta quarta-feira (24).

Na avaliação do titular do DEM, ACM Neto, a sua aliada se mostrou preparada e conseguiu manter o nível e as propostas atendendo às expectativas. “Vou lhe dizer uma coisa: saiu-se melhor do que o candidato”, brincou. O presidente municipal do PV, André Fraga, também entende desta forma. Para ele, a única diferença é que o bom desempenho não foi surpresa.

“Na verdade, Célia Sacramento tem um preparo de professora que traz uma segurança muito grande no sentido de representar as bandeiras e propostas do partido. Tanto quando foi perguntada, quanto quando fez a pergunta, os temas elas dominava e foi muito bem”, analisou.

A própria Célia, em conversa com a imprensa, demonstrou satisfeita com o resultado. “Eu gostei. Claro que se tivesse tempo eu explicaria muito melhor. Acredito que a população de Salvador quer saber quais são as propostas, os projetos. Não adianta ficar tratando de uma coisa que não está diretamente relacionada à realidade que estamos vivendo. A cidade está um caos”.

O senador Walter Pinheiro (PT) faz o contraponto ao afirmar que Olívia Santana demonstrou muito mais preparo. “A nossa vice foi muito bem. Demonstra não apenas preparo como um comprometimento do ponto de vista da chapa como um todo. Não é um projeto dissociado. Até porque a identidade da nossa vice não foi forjada no processo eleitoral”, alfinetou.

O titular, Nelson Pelegrino, também não poupou elogios ao desempenho da vereadora. “O debate foi inovador contando com a participação das vices. Penso que a Olivia foi muito superior e que isto ficou claro através de seus posicionamentos firmes e de quem conhece a cidade”.

Na saída dos estúdios, a comunista deixou explicou dois pontos de vistas defendidos durante o debate que provocaram algumas dúvidas. O primeiro relacionado à participação de Célia, um negra, militante, na chapa do DEM e a outra sobre uma declaração dada a respeito do partido do DEM ter sido contra as cotas e Neto a favor. Ela sugeriu que fosse impossível dissociar instituição e candidato.

“A questão é muito objetiva. Porque que um candidato de um partido como o DEM, que é uma instituição que acionou a suprema corte contra direitos essenciais conquistados com tanta luta pela população negra. Nós vivemos numa nação que teve colonialismo, teve escravidão, onde os negros sempre viveram no subsolo. Eu questionei a professora Célia porque ela também se apresenta como alguém que tem afinidade com estas bandeiras. É uma contradição. Não é apenas uma mulher negra, é uma mulher negra que se define como militante. Porque servir numa causa como esta que busca resgatar uma oligarquia na nossa cidade”.

Fotos: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp