Eleições

Disputa acirrada na eleição da FIEB

Imagem Disputa acirrada na eleição da FIEB
No dia do pleito, candidatos ainda disputam voto na sede da Federação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/01/2014, às 17h02   Alessandro Isabel (Twitter @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

Aberta oficialmente às 9h, a eleição para a presidência da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) - para os próximos quatro anos (2014 - 2018) - movimenta a sede da entidade na manhã desta terça-feira (28), bairro do Stiep, em Salvador.

Contando com a participação de representantes de sindicatos e empresas associadas, o pleito segue previsto para encerrar às 18h e os resultados das composições das presidências seguem previstos ainda para hoje.

Os ‘eleitores’ devem optar por um dos cabeças de cada chapa – ao todo são duas. O embate segue entre o atual presidente da FIEB, José de Freitas Mascarenhas, e tem como opositor Carlos Gilberto Cavalcanti Farias, que ocupa um dos postos na vice-presidência da Federação.

A eleição para a FIEB conta com os votos de 41 sindicatos ligados a indústria. Para a CIEB, 584 empresas estão credencias, mas nem todas estão habilitadas para votar. 
Quem tiver o maior número de votos irá gerir a entidade por quatro anos. De acordo com o regimento, existe a possibilidade que uma chapa vença a FIEB e a outra a CIEB.

A administração da Federação é composta por um presidente, um 1° vice-presidente e quatro vice-presidentes, além dos diretores titulares, diretores suplentes, conselho fiscal e delegados representantes junto ao conselho da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A expectativa é que a disputa seja acirrada. Mascarenhas e Farias ainda lutam por votos de sindicatos e e mpresas indecisos. Mesmo com o número de 41 associações, existe a possibilidade de empate, caso alguma não envie representante, ou a cédula de votação seja anulada. Com isso, uma nova eleição será marcada e deverá ser realizada no prazo de dez dias.

CANDIDATOS

De um lado, Mascarenhas defende a reeleição. Se confirmada a vitória, será a quarta vez que gerenciará a federação que detém 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia com R$ 564 milhões em 2013. O empresário tem o nome ligado ao grupo que criou o Polo Petroquímico de Camaçari e fez carreira no Grupo Odebrecht, onde exerce função de diretor.

Do outro, Farias.  Agropecuarista, pretendia disputar a eleição de 2010, mas recuou em nome da unidade e aceitou o posto de vice-presidente. Desde então, colocou-se como candidato para a eleição de 2014, prometendo uma FIEB voltada para pequenos empresários e para investidores do interior. 

A principal proposta de Mascarenhas é dar continuidade ao trabalho feito nos últimos 4 anos, principalmente o de avanço do Programa de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A promessa é de uma FIEB nova com integração direta entre empresas e governo estadual.

Já Farias se apoia na plataforma ligada ao micro, pequeno e médio industrial. Ele promete apoiar as empresas de todos os tamanhos e regiões do estado, principalmente as do interior, além da ampliação do Cimatec. Essa é a primeira vez em 65 anos que a presidência da federação será decidida em eleição com duas chapas.


CHAPA

José de Freitas Mascarenhas – Presidente
Cláudio Melo Filho - 1° Vice-Presidente
Carlos Alberto Matos Vieira Lima – Vice-Presidente
Cláudio Murilo Micheli Xavier – Vice-Presidente
Reinaldo Dantas Sampaio – Vice-Presidente
Wilson Galvão Andrade – Vice-Presidente
CHAPA

Carlos Gilberto Cavalcanti Farias – Presidente
Antônio Ricardo Alvarez Albani – 1° Vice-Presidente
Carlos Henrique Jorge Gantois – Vice-Presidente
Josair Santos Bastos – Vice-Presidente
Mário Augusto Rocha Pithon – Vice-Presidente
Edison Virgínio Nogueira Correia – Vice-Presidente

GALERIA DO BOCÃO NEWS

Foto: Gilberto Júnior | Bocão News
Nota originalmente postada às 12h do dia 28

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp