Eleições

Estado se habituou a ser devedor, dispara Paulo Souto ao governo

Terena Cardoso
Candidato do DEM ao Palácio de Ondina foi o entrevistado do programa Se Liga Bocão nesta segunda-feira (07)  |   Bnews - Divulgação Terena Cardoso

Publicado em 08/07/2014, às 10h12   Djalma Júnior (Twitter: @djalma88)




Foto: Terena Cardoso


O candidato ao governo estadual pelo Partido Democratas (DEM), Paulo Souto, garantiu em entrevista ao programa Se Liga Bocão desta segunda-feira (07) que a atual adminstração estadual teria se habituado a ser devedora. Segundo Souto, o Estado estaria desequilibrado no ponto de vista financeiro e que não demonstra um possível avanço para melhorias. “Lamentavelmente, por tudo que vejo é triste”, disse em tom de preocupação.

Durante o programa, o demista que demostrou cuidados em suas palavras contra o atual governo, garantiu que receber críticas ou propô-las seria algo razoável, mas que “seria necessário saber separar pontos de vista da área pessoal e política” durante este período de campanha eleitoral.

Um dos pontos abordados durante o encontro foi sobre o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, em que o candidato analisou a atual administração estadual à frente da sua possível realização. “A ideia da ponte, quando foi lançada já há quatro anos, diz-se que isto seria feito com recursos privados, sem onerar o Estado. Hoje, o Estado já gastou milhões. Os números hoje até sua conclusão  já poderão chegar a R$7 bi”, enfatizou.

“Minhas obras” e as atuais

Souto fez questão de recordar aos ouvintes, as obras que teria realizado enquanto governador estadual em outrora. O candidato ao Palácio de Ondina garantiu que uma das melhores obras públicas feitas em seu governo teria sido a Bahia Azul, segundo ele com a criação deste projeto mais de 80% da população passou a ter melhorias na área do saneamento básico.  Outro ponto positivo, segundo ele, foi o desenvolvimento, criação e aplicação do Programa Viver Melhor, que considera  como “o maior programa de urbanização feito em Salvador nos últimos anos”.

Sobre as obras do governo petista, lideradas por Jaques Wagner (PT), como a Via Expressa e o Complexo de Viadutos do Imbuí, Paulo Souto as considerou “muito importantes”, mas para o demista, o governo esqueceu que já está à frente há oito anos. “Será que só agora perceberam estas necessidades para mobilidade?”, indagou.

Derrota da última eleição

Paulo Souto garantiu que a sua derrota na última eleição se deve ao fato da apelação eleitoral por circunstância política com a vinda do presidente Lula, à época, e não por avaliação do governo.

Saúde

Quando perguntado por um dos ouvintes da Itapoan FM, durante o programa, sobre o processo de regulação nos hospitais da Bahia, Paulo Souto recordou que o atual  formato regulatório seria um processo interessante para facilitar o acesso, segundo prioridades de atendimento, mas que infelizmente isto teria se tornado uma maldição. “É preciso criar uma estrutura que valorize a pessoa a ser atendida. Um dos compromissos, caso eleito, será a busca por mais recursos financeiros para destinação à saúde junto ao Governo Federal”, disse em tom de promessa.
Segurança

Segundo Paulo Souto, a situação na área da segurança “está gravíssima”. Muitos estados, segundo o demista, conseguiram reduzir o índice de violência, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e “na Bahia foi o inverso”.  Para Souto, qualquer candidato eleito terá o desafio de fazer voltar números de 12 anos atrás onde a Bahia estava longe de ser um dos estados, e Salvador uma das cidades, com crescimento nos índices da violência.

Ao ser questionado sobre o processo de criação das Gratificação de Atividade Policial, Souto, em sua avaliação, afirma que houve uma revolução de melhorias para a classe em seu governo. Ele garantiu que no último ano à frente do governo estadual houve um aumento do salário mínimo de 15%, mas não poderia elevar o aumento do soldo policial em comparação ao salário por questões legislativas em nível do governo federal.

Publicada no dia 7 de julho de 2014, ás 19h59

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp