Eleições

‘Oposição tem mentalidade pobre’, ataca Rui Costa

Imagem ‘Oposição tem mentalidade pobre’, ataca Rui Costa
Opositores dizem que governo estadual só faz obras com recursos federais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/08/2014, às 06h34   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O debate sobre recursos oriundos do governo federal para obras estaduais deixou o candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), inquieto com o questionamento em entrevista à Rádio Sociedade na tarde desta terça-feira (19). Segundo o petista, os opositores ‘têm mentalidade pobre’ quando apontam que o governo estadual só realiza obras com recursos federais.

O petista considera um discurso ultrapassado quando candidatos da oposição questionam a origem do recurso. “A população não quer saber de onde vem o dinheiro, quer saber se a obra vai ficar pronta, se o hospital vai funcionar, se o metrô vai andar. É uma mentalidade pobre, pequena, da oposição que ainda traz essa afirmação. Me impressiona estarmos no século 21 e ainda tenha pessoas com essa mentalidade pequena”.

Entretanto, o candidato sempre ressalva a origem dos recursos ao citar as obras do governador Jaques Wagner. “Em Salvador investimos oito bilhões de reais em mobilidade urbana, com recursos do governo federal e conseguimos colocar o metrô para andar. No interior temos a construção da Ferrovia Oeste-Leste que emprega 10 mil pessoas”, aponta.

Ao falar sobre ações em Segurança Pública, o petista afirmou que aposta em repressão policial para diminuir os índices de crescimento da violência no estado. Para ele, aumentando o efetivo, criando mais batalhões e garantindo o trabalho da Inteligência Policial serão formas de combate. Por outro lado, investir em Educação e Cultura garantirão que jovens não entrem para o tráfico de drogas. “O Fundo Nacional de Segurança Pública vai ajudar aos estados, principalmente do Nordeste que são mais pobres, no enfrentamento da violência. Em parceria com os municípios quero aumentar o número de câmeras nas ruas para que elas atuem juntamente com as viaturas”, reforça.

Ainda sobre um dos temas mais debatidos nessa campanha eleitoral, o petista afirmou que pretende debater com o poder Legislativo e Judiciário alterações no Código Penal. O candidato governista ainda falou sobre propostas de ações de combate à violência contra a mulher, utilizando da comunicação, publicidade, trabalho educativo em escolas e suporte do poder público para que as mulheres possam denunciar.

Sobre a Educação, o candidato relutou em responder se deixaria seus filhos estudarem em escolas públicas estaduais. O petista enumerou as ações do governo Jaques Wagner, com o aumento de universidades federais e estaduais, escolas técnicas, cursos de medicina, mas ao final conseguiu responder, em parte. “Não tenho problema nenhum, pois as universidades públicas são disputadas até por alunos de escolas privadas. Estamos trabalhando para que a Educação seja igual para todos”.

Em relação à Saúde Pública, o candidato petista garantiu que resolverá problemas da Central de Regulação de Internações. “Há um gargalo na oferta de serviços. Tivemos um aumento da demanda e a oferta não conseguiu acompanhar. Quero montar uma rede de saúde para recrutar hospitais filantrópicos, privados e municipais para garantirem serviços hospitalares. Contrata mais serviços nesses locais”.


Publicada no dia 19 de agosto de 2014, às 17h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp