Eleições

TRE-BA autoriza partidos a conferir as mil urnas que apresentaram defeitos

Imagem TRE-BA autoriza partidos a conferir as mil urnas que apresentaram defeitos
Maioria da urnas com defeitos foi distribuída em Salvador, na RMS e Feira de Santana   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/10/2014, às 09h52   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)




Presidente do TRE-BA, Lourival Trindade


O Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) autorizou, nesta quinta-feira (2), que todos os partidos políticos interessados realizem auditorias nas mil urnas que apresentaram problemas, conforme matéria publicada pelo jornal A Tarde hoje.

Segundo a Corte eleitoral, os equipamentos, produzidos em 2008, teriam apresentado falhas no funcionamento das baterias internas.

“No decorrer desta semana, o TRE-BA noticiou ao Cartório Eleitoral local a possibilidade de falha no funcionamento da bateria interna em urnas eletrônicas encaminhadas à Zona Eleitoral de São Francisco do Conde, fato confirmado por inspeção realizada nas 134 urnas eleitorais desta Zona”, afirmou o juiz da 162ª Zona Eleitoral, em São Francisco do Conde, Fábio de Oliveira Cordeiro, que assina o comunicado enviado à imprensa em concomitância com a promotora de Justiça Eleitoral da comarca local, Karinny Guedes. São Francisco do Conde 
apresentou problemas em todas as urnas encaminhadas ao município da Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

Salvador, Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Camaçari, Candeias, Dias D’ávila, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Teixeira de Freitas e Prado também confirmaram problemas.

Em comunicado enviado nesta tarde, a coligação “Unidos pela Bahia”, liderada pelo candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), confirmou que o presidente do TRE baiano, Lourival Trindade, na presença do corregedor regional eleitoral, Fábio Bastos, e dos advogados do grupo oposicionista, autorizou que os representantes partidários realizem a conferência das urnas eletrônicas em cada um dos municípios para onde elas foram distribuídas já que,  com a troca das baterias defeituosas, os equipamentos foram deslacradas e, após o conserto, receberam novos lacres sem a conferência necessária realizada, inclusive, com a participação das representações partidárias.

“É necessário ser dada toda a transparência ao processo para que não haja a mínima suspeita sobre as eleições e não seja arranhada a imagem do Tribunal”, disse o presidente Lourival Trindade, que se mostrou preocupado com as informações veiculadas na imprensa.



Presidente do DEM na Bahia, Aleluia se reuniu com president do TRE-BA


Os reparos nas urnas que apresentaram defeitos foram feitos por técnicos do TRE-BA e da Diebold, contratada pela corte eleitoral por R$ 7,1 milhões. Ao todo, a companhia ficou responsável pleno funcionamento dos equipamentos nas 33.878 seções espalhadas pelas 205 zonas eleitorais do estado.

Entre os serviços prestados pela Indra Brasil estão a preparação das urnas eletrônicas, gestão para distribuição dos equipamentos, transmissão dos arquivos das urnas dos locais de votação para os centros de apuração e apoio técnico durante todo o processo de contagem dos votos.

Leia também:


TRE contrata multinacional por R$ 7,1 mi para tomar conta das urnas na Bahia

Nota originalmenjte postada dia 2


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp