Eleições

Conceição da Feira: Sucessão de Pompílio tem cenário incerto com quatro nomes em evidência

Ascom
Cenário tem vice-prefeita, vereador e antigos candidatos   |   Bnews - Divulgação Ascom

Publicado em 18/11/2019, às 10h05   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A sucessão de Raimundo Pompílio (PSD) no comandado da prefeitura de Conceição da Feira movimenta o cenário eleitoral da cidade da região metropolitana de Feira de Santana com pouco mais de 22.840 habitantes, de acordo com o IBGE, e mais de 15 mil eleitores.


Raimundo "Pompílio"

No município, Pompílio, atual prefeito, foi vereador por dois mandatos, inclusive chegou a ser presidente da Câmara. Antes ligado ao grupo do ex-prefeito, já falecido, Chico Guedes, em 2008 rompeu e lançou candidatura a prefeito. Naquele ano saiu derrotado. Chegou ao Executivo em 2012 em um pleito concorrido com Val de Maninho (PT), ex-prefeito. Foi para reeleição, em 2016, onde trocou o PSC para o PSD e teve como vice na chapa a viúva de Guedes.


Rosilda e o ex-prefeito Chico Guedes

A atual vice-prefeita Rosilda Bastos figura como uma candidata natural à sucessão do Executivo local, principalmente com a migração para o PSD. Pompílio ainda não definiu quem será o seu nome na eleição, mas a viúva do ex-prefeito é um player sempre lembrado nos bastidores políticos por carregar o recall eleitoral de Guedes.

Vereadores como Márcio e Joildo França também ensaiam movimento de candidatura para o comando do Executivo local.


Vereador Adriano Melo

Já o PT local vive um clima de racha. O ex-presidente da Câmara e atual líder do governo no legislativo local, Adriano Melo (PT), pretende deixar o partido. O rumo da conversa da migração partidária seria o PP.

Melo, apoiador de Pompílio, também aguarda com expectativa a definição do nome governista para a sucessão do pessedista. Ele se coloca como um quadro disponível, mas lançará candidatura a prefeitura independente da unção governista.


Deputado Zé Neto e Ana Castelo

No campo da oposição, com o racha com Adriano Melo, a principal articuladora do PT é Ana Castelo. Nome orgânico do partido na cidade, Ana deve ser mais um personagem no tabuleiro do xadrez da sucessão de Pompílio no próximo ano. Ela disputou a prefeitura com o atual prefeito em 2016, na eleição que o elegeu. Ficou, na ocasião, como terceira colocada.


João de Furão

O nome opositor em evidência é o de João de Furão. Em julho deste ano se filiou ao PSB da senadora Lídice da Mata. O filho do ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos, Furão (PSD), foi o candidato a deputado federal mais votado na eleição de 2018 no município com 3.149 votos. Fez dobradinha com o ex-deputado estadual e um dos nomes para a disputa de Feira de Santana, Carlos Geilson.

O político, conforme apurado, tem tentado se viabilizar junto com lideranças locais, principalmente na zona rural do município. Ele foi candidato a prefeito em 2016, quando Pompílio tentou reeleição, mas foi derrotado.

Já o ex-prefeito Val de Maninho, que disputou a prefeitura contra Pompílio em 2012, de acordo com o apurado, tem se afastado da linha de frente do movimento político.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp