Eleições

'Não houve erro', diz TRE sobre ação do DEM por vaga na Alba

Imagem 'Não houve erro', diz TRE sobre ação do DEM por vaga na Alba
Tribunal também informou que as vagas divulgadas ainda são provisórias  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/10/2014, às 05h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A contestação feita pela "Coligação Unidos Para Uma Bahia melhor", encabeçada pelo Democrata (DEM), na última quarta-feira (9), reivindicando mais uma vaga de deputado estadual, não foi aceita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

A oposição alegava que houve erro na distribuição das cadeiras para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A coligação afirma que elegeu 24 deputados e não 23, conforme foi anunciado pela Justiça Eleitoral. O cálculo se baseia no critério de preenchimento da última das 63 vagas da assembleia, que acabou ficando com o PT.

"Desta forma, não há qualquer erro na divulgação dos resultados realizada pela Comissão Apuradora das Eleições 2014. É de se ressaltar, no entanto, que eventuais deferimentos de registro de candidaturas de pleiteantes ao cargo de Deputado Estadual que concorreram no último dia 5 de outubro sem o deferimento definitivo do registro poderão ainda alterar o resultado do quociente eleitoral, fato que poderá ensejar uma eventual redistribuição das cadeiras", diz trecho da nota enviada pelo Tribunal.

A nota ainda destaca também que "o resultado divulgado, portanto, reveste-se de caráter provisório, estando, contudo, em plena consonância com a legislação em vigor, a qual determina que sejam consideradas, para a realização do cálculo do quociente eleitoral, apenas as candidaturas já deferidas pela Justiça Eleitoral.
A Comissão Apuradora das Eleições 2014 avaliará, com o rigor necessário, eventuais reclamações contra o resultado das eleições, entre elas a petição protocolada pelo DEM, e informa que, desta quinta-feira (9/10) até o próximo dia 13, está aberto prazo para todas as coligações examinarem o relatório de votação. Nos dias 14 e 15 de outubro, estas coligações poderão apresentar as eventuais reclamações.
A contar desta última data, a Comissão Apuradora terá 3 (três) dias para avaliar as reclamações e apresentar, em sessão de julgamento, o relatório com sua decisão para apreciação final em Plenário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp