Entretenimento

“Não é presépio”, diz Rui Costa sobre Passeio Público

Publicado em 27/09/2015, às 15h37   Leo Barsan (Twitter @leobarsan)


FacebookTwitterWhatsApp

Com a filha Marina, de 2 anos e 6 meses, nos braços, o governador Rui Costa entregou, na manhã deste domingo (27), a primeira fase de revitalização do Passeio Público de Salvador, no Campo Grande, e evidenciou que o espaço deve fazer parte do cotidiano das famílias. “Não pode ser um presépio, que se visita de vez em quando. Tem que ser como em outros locais do mundo em que os centros das cidades não são segregados só para a visitação, mas incorporados à vida das pessoas”, disse.

O equipamento que tem 200 anos de história vai receber, até dezembro, R$ 240 mil em investimentos para recuperação de estátuas, pintura, iluminação e paisagismo. Além das obras estruturantes, uma programação cultural é elaborada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

“Aqui é para a criançada e a família terem opções de lazer. É um espaço da família baiana. O espaço não pode ser só dos turistas e tem que fazer parte do cotidiano de toda população”, reiterou o governador, acrescentando que, nesta segunda-feira (28), vai assinar ordem de serviço para pavimentação de ruas do Centro Histórico da capital baiana.

A revitalização é realizada por meio de parceria entre a Funceb o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A programação prevê a apresentação de manifestações culturais de diversas cidades baianas. “A gente está articulando com a secretarias municipais de Cultura para que Salvador conheça as manifestações culturais e artísticas de outras cidades. A sociedade também pode apresentar projetos para trazer para cá seus produtos artísticos”, adiantou a diretora da Funceb, Fernanda Tourinho.

O diretor geral do Ipac, João Carlos Oliveira apostou na transformação do espaço em um “grande complexo cultural”. “É uma área privilegiada e chamamos o Teatro Vila Velha para participar desse processo transformador. O que a gente quer é que com esse sentimento de pertencimento a população volte a usar o equipamento”, disse ele, que é arquiteto e especialista em conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos.

O secretário de Cultura, Jorge Portugal, evidenciou o processo de manutenção do Passeio Público. “A população vai abraçar e esse espaço não será mais esquecido. Os órgãos públicos vão ter todo o cuidado na administração para que o ambiente seja preservado”, disse.

O evento de entrega contou com apresentação de grupos de dança, teatro e da orquestra Neojibá. A partir do próximo sábado, as atividades culturais serão inciadas. De graça!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp