Entretenimento

Artistas destacam importância do título Cidade da Música

Publicado em 02/06/2016, às 15h59   Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7)


FacebookTwitterWhatsApp

Artistas baianos destacaram a importância da oficialização de Salvador como Cidade da Música, título promovido pela Unesco, nesta quarta-feira (1), na sede da prefeitura. 
Vocalista do Jammil, Levi Lima disse que a honraria motiva os artistas a produzirem. “Salvador é uma cidade poética que tem muito a oferecer, temos não só as belezas naturais, os pontos turísticos, mas temos o entretenimento pronto. O carimbo do título é importante e faz com que o artista se sinta mais motivado a criar”. O cantor anunciou também que em Setembro retoma os shows na Ponta do Humaitá. Ele adiantou ainda que está buscando junto a órgãos públicos a restauração da igreja e outros equipamentos do local. 
Já Margareth Menezes, destacou a movimentação econômica do título. “Grande retorno de visibilidade que a música baiana trouxe para o nosso povo e o movimento da economia, a indústria da cultura baiana tem um aporte muito grande na música. Isso gera e faz circular uma economia na nossa terra”. 
A cantora Aline Rosa pontuou a essência musical da Bahia. “Salvador é uma cidade que respira música em cada esquina e com o título as coisas só vão se abrir mais. A gente já sabe que nossa cidade é musical, agora o mundo vai saber. Wadinho Marques, líder do Chiclete Com Banana, foi na mesma linha. “Gratificante a cidade receber esse reconhecimento merecidamente porque em cada gueto dessa cidade se faz uma música. Esse título enriquece, as pessoas vão olhar com uma visão mais positiva”.  
Confira a festa que Daniela Mercury comandou na sede da prefeitura: 
O anúncio da seleção de Salvador para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco foi feito em dezembro do ano passado. Nesse primeiro semestre de participação no programa da Unesco, Salvador tem atuado efetivamente ao lado de outras cidades criativas da música, apresentando suas iniciativas e programas desenvolvidos em encontros de cooperação realizados, recentemente, nas cidades de Hamamatsu (Japão) e Katowice (Polônia). Já foi possível o intercâmbio de experiências com membros como Bologna (Itália), Sevilha (Espanha), Glasgow (Reino Unido), Ghent (Bélgica), Bogotá (Colômbia), Brazzaville (República do Congo), Mannheim (Alemanha) e Hannover (Alemanha).
O Escritório Salvador Cidade Global (ESCG) foi o responsável pela candidatura e pela mobilização para que Salvador fosse inserida na Rede de Cidades Criativas. O chefe do escritório, secretário Jorge Khoury, pontuou que, ao mesmo tempo em que Salvador identifica nas cidades parceiras exemplos a serem adaptados e seguidos, também é referência para outras metrópoles. “Uma das motivações da Prefeitura para inserir Salvador na rede foi o fortalecimento das atividades de economia criativa que já são desenvolvidas, ampliando a atratividade para investimentos nacionais e estrangeiros”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp