Entretenimento

Fãs se posicionam sobre silêncio de Ivete em relação a Bolsonaro: “nunca vai votar nele”

Montagem // Reprodução
Diversos artistas estão sendo cobrados acerca de posicionamento contra o candidato Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Montagem // Reprodução

Publicado em 21/09/2018, às 18h52   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Essa semana uma discussão política envolvendo a cantora Anitta tomou conta das redes sociais. Os fãs e admiradores da artista, em sua maioria do público LGBT, cobraram de Anitta um posicionamento acerca das eleições contra o candidato Bolsonaro. Mesmo após toda a polêmica, a funkeira não se posicionou e frustrou o seu público LGBT. 

Agora é a vez de Ivete Sangalo ser pressionada para se pronunciar contra Bolsonaro com a hashtag #elenão. Diversos fãs e ativistas estão enchendo os posts da cantora no Instagram com comentários pedindo um posicionamento da baiana.

"O Brasil encaminhando para ser administrado por um homem no mínimo desequilibrado, os fãs pedindo um posicionamento e ele não vem, agora quando o artista pede afago dos fãs recebe. Eita que saudade de Cazuza que mostrava a cara. #elenão #elenunca", disse um seguidor.  

"Vai esperar sentado. Ela não vai querer comprar briga com partido nenhum, visto que grande parte do faturamento vem das exposições e shows vinculados a prefeituras. Ela não quer se indispor com nenhum partido porque não sabe o dia de amanhã. Ela, Claudia e Anitta pensam da mesma maneira. Realmente artistas internacionais como Lady Gaga, Madonnna, Katy Perry estão em outro patamar. Não têm medo de perder faturamento para apoiar seus fãs. E isso realmente é muito foda”, salientou outro seguidor.

Ivete sempre foi muito afável ao lidar com os políticos. No Carnaval, faz gracinhas com todo mundo. De ACM Neto e Jaques Wagner, de Rui Costa à então ministra Dilma Rousseff. Mas nunca, jamais se posicionou a favor de nenhum nome. Agora parte de seus admiradores espera que a juazeirense se pronuncie, ao menos sobre em quem não vai votar, no caso Jair Bolsonaro, candidato que vai de encontro ao seu público, que assim como o público de Anitta, em grande parte é LGBT.  

Diante do silêncio de duas das cantoras de maior repercussão no Brasil na atualidade, muitos estão acusando-as de apenas querer se beneficiar no pink money. Diante da polêmica, o BNews entrevistou alguns fãs de Ivete para saber o que acham do silêncio sepulcral da mãe de Marcelo, Helena e Marina. 

Henrique Velloso, fã da artista, concedeu entrevista ao BNews e salientou: “não foram os fãs que cobraram posicionamento, foram pessoas de movimento LGBT, assim como cobraram de Anitta. Ela está no direito dela de se preservar. O voto é secreto e ela revela se ela quiser. Tenho certeza que ela jamais tomaria partido de uma pessoa que diminui os outros, que luta contra a minoria, que agride verbalmente as mulheres. Tenho certeza que Ivete jamais apoiaria um candidato assim”. 

Velloso ressaltou que Ivete “é uma cantora, não é uma militante pra poder se expor. Ela luta de acordo com as armas que ela tem. Ela sempre se posiciona nos programas, nos shows. Ela tem um posicionamento, tem um público e sabe respeitar as pessoas. E essa é uma forma de lutar contra todo o preconceito que as minorias sofrem. Mas ela está no direito de não expor os votos. Sou totalmente contra essa forma opressora das pessoas que querem que ela exponha o voto. Ela tem um público LGBT muito grande, então jamais ela ficaria do lado de uma pessoa que luta contra esse movimento. Mas ela não vai ficar se envolvendo porque ela está ali pra cantar, pra levar a música dela, a alegria. Isso acaba ficando chato porque tem pessoas contra e a favor e ela não quer essa discussão toda. As pessoas têm que enxergar ela como cantora e artista, e esquecer a privacidade dela. Ela pode votar em quem quiser, mas pelo que a gente conhece de nossa cantora, ela jamais tomaria partido de Bolsonaro”.

Questionado se esse silêncio em relação ao Bolsonaro não denotaria uma omissão diante de um candidato que encabeça um discurso contra as minorias, inclusive o público LGBT, Henrique respondeu: “eu não acho que ela se calando ela vai ser omissa a isso. Da mesma forma que se ela for falar ela vai acabar recebendo críticas das pessoas que são a favor a Bolsonaro. O que ela não quer é que crie essa confusão. Se ela falar ou não falar vai ser agredida de qualquer jeito. A gente sabe que ela é a favor do movimento LGBT, mas ela tá no direito dela (em não revelar o voto), já que o voto é secreto”. 

Kleiton Barros, presidente do fã-clube “Iveteiros Solidários”, também pensa nesse sentido: “acho que deve ser neutra mesmo. Ela, enquanto pessoa pública, não deve se expor pra apoiar nenhum candidato. Nós que somos fãs sabemos que ela apoia os gays, tudo que for de bom, do bem e que gere amor. Ela não gosta de preconceito. Candidatos que lutam pelos direitos ela deve, sim, tirar o chapéu. Mas pessoas que têm preconceito e não querem o bem das pessoas ela com certeza não apoia”.

Para ratificar o que disse, Kleiton afirmou: “o cunhado dela, esposo de Cynthia (Sangalo), é candidato a deputado estadual, e em nenhum momento Ivete falou nem postou nada. Por aí gente tira”. O cunhado a quem o fã se refere é o empresário Marcelo Paulo de Araújo, marido de Cynthia Sangalo, irmã da cantora Ivete Sangalo. Araújo é candidato a deputado estadual pelo PHS.

Também membro de fã-clube da cantora baiana, Yasmin Silva relatou que Ivete “é muito discreta e não mistura as coisas para não gerar repercussão e confusão”. Yasmim salientou ao BNews que os fãs sabem “que Ivete nunca vai votar no Bolsonaro”.

“Até porque se ela votasse nele ela seria contra todas as coisas que ela acredita. Ivete apoia o público LGBT, ama as pessoas negras. Se ela votasse nele seria o contrário de tudo que ela pensa. Ela não nos disse, mas de maneira alguma ela vai votar nele. Acho que o voto é secreto e ela não precisa se posicionar sobre nada disso”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp