Entretenimento

Globo lamenta morte da atriz baiana Chica Xavier: 'A Boa Terra perdeu uma referência'

Reprodução/Instagram
Chica nasceu em Salvador. Ela morreu neste sábado vítima de um câncer   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 08/08/2020, às 14h48   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A atriz baiana Chica Xavier, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado (8) no Rio de Janeiro, vítima de um câncer de pulmão. Ela estava internada no hospital Vitória, na Barra da Tijuca, depois de dar entrada com um quadro de desconforto respiratório contínuo. A confirmação do falecimento foi dada pelo neto, Enersto Xavier. 

Por meio de nota, a Globo lamentou a morte da atriz nascida em Salvador. A emissora afirmou que a Bahia, celeiro de grandes nomes ligados às artes, perdeu uma referência da história artística e de representatividade. Chica atuou na televisão durante 40 anos e também fez trabalhos no teatro e no cinema.

"Diz o ditado que baiano não nasce, estreia. Não à toa, o estado da Bahia passou a ser conhecido como verdadeiro berço de talentos da arte e da cultura brasileira. Neste sábado, dia 8, a Boa Terra perdeu uma referência de sua história artística (...) Uma precursora, símbolo de gerações de atrizes e atores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem. Um sorriso inconfundível, que bastava ser visto uma vez para não mais esquecer", diz trecho do comunicado. 

Ainda de acordo com a emissora, a atriz mudou-se para o Rio de Janeiro em 1953, aos 21 anos, com o sonho de se aprofundar na arte. Ela casou-se com o também ator Clementino Kelé, com quem no último mês de julho completou 64 anos de casada.

"Começaram este matrimônio justamente no mesmo ano de 1956 que encenaram a primeira peça de suas carreiras: 'Orfeu da Conceição', de Vinícius de Moraes. Recentemente, em uma entrevista, ela foi simples e direta sobre a relação com o marido: 'Sou Chica Xavier, mas mais do que isso, eu sou Chica de Kelé'. A união gerou três filhos - Christina, Izabela e Clementino Junior - e três netos - Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan", informa a Globo.

Chica estreou no cinema em 1962 no filme "Assalto ao Trem Pagador", dirigido por Roberto Farias. Participou de inúmeras novelas da emissora. A primeira delas foi ‘Os Ossos do Barão’, quando interpretou a personagem Rosa, em 1973

"Desde então, foram mais de 50 personagens só na televisão, como a Bá, de ‘Sinhá Moça’, Inácia, de ‘Renascer’ e a mãe-de-santo Magé Bassã da minissérie 'Tenda dos Milagres'. Esteve presente em outras novelas, como ‘Pátria Minha’, ‘Cara & Coroa’, ‘Rei do Gado’, ‘Força de um Desejo’. O trabalho mais recente na emissora foi na novela ‘Cheias de Charme’, em 2012"

Em 2010, recebeu o Troféu Palmares concedido pelo MINc, através da Fundação Cultural Palmares, pelo trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira. Em 2011, foi homenageada ao dar o nome ao Centro Cultural Atriz Chica Xavier do projeto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp