Entretenimento

Manno Góes esclarece suposto processo contra Tuca Fernandes

Imagem Manno Góes esclarece suposto processo contra Tuca Fernandes
Causa do imblóglio são músicas lançadas em CD por Tuca, sem respeitar os direitos autorais de Manno  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/10/2012, às 19h26   Rafael Albuquerque - Twitter: (@rafaelteescuta)


FacebookTwitterWhatsApp




Causou estranheza nota publicada em um blog de Salvador comentando uma suposta ação ajuizada pelo compositor Manno Góes, do Jammil, em uma vara da capital baiana contra o ex-parceiro Tuca Fernandes. Informações iniciais davam conta de que o suposto processo teve origem após problemas com relação aos direitos autorais em duas músicas de Manno lançadas por Tuca em CDs promocionais.


Para elucidar a história, o Bocão News contactou o baixista do Jammil, que esclareceu: “Não é verdade que eu entrei com ação indenizatória. Muito pelo contrário. Eu comuniquei através da justiça que não autorizo que minhas músicas sejam gravadas e distribuídas por Tuca ou qualquer outro artistas sem os devidos trâmites”.


Feliz com o ótimo momento por qual passa o Jammil – com música em novela da Globo e concorrendo ao Grammy Latino 2012, Manno ressaltou ao Bocão News que o caso não envolve polêmica e muito menos picuinha pessoal: “Nunca impedi ele (Tuca) de cantar. Acho que ele tem que cantar mesmo; meus direitos autorais agradecem. O que não pode é registrar em fonograma sem minha autorização”.


Aproveitando o contato do Bocão News, Manno ratificou a informação divulgada pela imprensa nesta manhã: “Não foram duas músicas. Foram 18. Dez em um CD e oito em outro. Não tinha a informação de que eu era o compositor de canções como Praieiro, É verao, Tchau I Have To Go Now e Ê saudade”.


O músico ressaltou que sua editora, a EMI, está à frente do caso, e afastou qualquer tipo revanchismo: “Não tinha a informação de que eu era o autor. Mesmo se fosse outro cantor, eu e a editora faríamos a mesma coisa. Essa é a prática certa. É uma questão de direitos. Mas vale lembrar que ao contrário do que foi divulgado hoje não tem julgamento”.


Questionado sobre qual será o trâmite a partir de agora, Manno foi enfático: “Não tem julgamento. Agora foi só um alerta. A partir daí, se a prática continuar, aí o caso será de justiça”. O músico aproveitou para criticar a forma como essa prática é recorrente no Brasil: “Essa prática permissiva do Brasil não é legal. Já sofremos muito com pirataria. Sou defensor da legalidade”.


Ainda não se sabe a origem dos boatos de que Manno estaria processando Tuca, mas o curioso é que as informações imprecisas foram divulgadas justamente nesta segunda-feira (22), dia em que a canção “Celebrar”, do Jammil, estreia na nova novela da Rede Globo, “Salve Jorge”. “Não sei a quem isso interessa”, finalizou Manno Góes. Advogado de Manno, Rodrigo Moraes preferiu não comentar o caso. Mas confirmou que ainda não existe ação..


Procurada pela reportagem do Bocão News, a assessoria de Tuca Fernandes não retornou o contato até o fechamento desta matéria.

Foto: Roberto Viana // Bocão News

*Matéria publicada originalmente às 12h38 do dia 22/10.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp