Geral

Amigos encontram R$ 3,5 milhões durante caminhada em matagal

Pixabay
A descoberta foi feita ao notar uma caixa de alumínio em um monte de pedras, revelando um tesouro impressionante.  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Dan Gama

por Dan Gama

[email protected]

Publicado em 12/05/2025, às 17h33 - Atualizado às 17h34



Durante uma caminhada pela colina Zvičina, na República Tcheca, amigos realizaram a descoberta de um grande tesouro. Os dois homens exploravam a encosta sudoeste, quando foram surpreendidos ao encontrarem um conjunto de moedas de ouro e joias. O valor estimado do que foi encontrado chega a cerca de 600.000 euros – equivalentes a mais de R$ 3,5 milhões no Brasil.

A descoberta foi feita depois que os amigos notaram uma caixa de alumínio que sobressaía de um monte de pedras. Ao abri-la, os exploradores encontraram as moedas organizadas em colunas e envoltas em tecido preto. Não muito longe, mais uma caixa. Nessa, haviam diversos objetos de metais preciosos, incluindo braceletes e uma corrente com chave.

De acordo com o chefe do departamento arqueológico do museu Miroslav Novák, a descoberta é “única” devido ao peso incomumente grande de metal precioso, que atinge 7Kg. Por ser um volume raro na região, a descoberta ganha um valor significativo ainda maior.

Para determinar a natureza precisa dos objetos metálicos não monetários, o Escritório de Ensaios está realizando análises de composição. Os dados permitirão estabelecer os tratamentos de conservação para planejamento de sua futura exibição pública.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)