Entretenimento

Com 44 anos de existência, banda baiana histórica desiste do Carnaval de Salvador e detona prefeitura

Reprodução / Redes Sociais
O grupo optou por não desfilar no Carnaval de Salvador após não entrar em acordo com a prefeitura  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 30/01/2024, às 11h36


FacebookTwitterWhatsApp

O Carnaval de Salvador se torna cada ano maior, mas aos poucos tem deixado de contar com a participação de grupos super tradicionais da folia. Um exemplo é a banda Cheiro de Amor, que acabou perdendo espaço na maior festa de rua do mundo, e só irá se apresentar um dia na capital baiana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Agora, outro grupo super tradicional abriu mão de desfilar no Carnaval de Salvador, em 2024. Trata-se da banda Ara Ketu, atualmente comandada pelo cantor Dan Miranda, e que completa 44 anos de história no dia 8 de março, sendo uma das mais antigas da música baiana e grande representante do axé em todo o mundo.

Um comunicado foi divulgado, no perfil oficial da banda no Instagram, que traz como título "ESTAMOS DESISTINDO DE DESFILAR NO CARNAVAL DE SALVADOR EM 2024". No texto, a decisão foi detalhada, que teve como principal motivo a defasagem do cachê oferecido pela Prefeitura de Salvador.

"Depois de uma classificação estranha no Ouro Negro (que em tese era para ser um programa de valorização do povo Negro da Bahia), recebemos a proposta de pagamento de cachê para apresentação da banda Ara Ketu com o mesmo valor de 2017. Ou seja, congelamento de nossos serviços por 7 anos".

O texto ainda explica que não os representantes do grupo não foram ouvidos para um novo acordo que fosse benéfico para ambas as partes. "Tentamos argumentar, mas mediante a resposta negativa e até humilhante da prefeitura, resolvemos sair do Carnaval de Salvador. Percebemos que não temos valor aqui, que não nos querem aqui, talvez pelo fato de pertencer a uma comunidade Preta e pobre, local que em nada é romantizado pela classe branca e mandatária de nosso Estado/Cidade".

Por fim, a publicação destaca a importância do Ara Ketu para música baiana e nacional, e revela o projeto de valorização do grupo com a criação do dia voltado à história da banda. "Temos o nosso valor. No ano em que completamos 44 anos de história, vamos criar o dia do Ara Ketu, em 8 de março (dia da nossa fundação), inciando o ciclo de comemorações de 45 anos".

A reportagem do BNews tentou contato com os representantes da banda, em busca de detalhar o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto e a publicação será atualizada em caso de respostas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp