Entretenimento

Com mais de 1 milhão de seguidores, influenciador é suspeito de fraudar R$ 2,5 milhões no INSS

Divulgação
O suspeito, segundo a Polícia Federal, recebia dinheiro de propina de pessoas beneficiadas ilegalmente com valores do INSS.  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 21/12/2023, às 11h26 - Atualizado às 11h26


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira (21), uma operação da Polícia Federal na cidade de Iguatu, interior do Ceará, teve como um dos alvos um influenciador digital com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais. O suspeito, cuja identidade não foi revelada, é acusado de participar de um esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), causando um prejuízo estimado em R$ 2,5 milhões. As informações são do G1. 

  Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

O influencer, conhecido por ostentar luxo e um alto padrão de vida nas redes sociais, teria atuado em parceria com um servidor do INSS, que também é advogado e presidente de sindicato de trabalhadores rurais. De acordo com a Polícia Federal, existem "fortes indícios de diversas concessões indevidas de benefícios previdenciários". Os beneficiários, por sua vez, utilizavam parte dos valores recebidos ilegalmente para efetuar o pagamento de propina aos envolvidos no esquema. 

A investigação teve início a partir de informações compartilhadas pelo Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social, em colaboração com a Polícia Federal em Juazeiro do Norte. A ação mobilizou policiais federais e servidores da Coordenação de Inteligência da Previdência Social. 

Os suspeitos podem ser enquadrados em crimes como estelionato previdenciário, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas máximas somadas para esses delitos podem alcançar até 24 anos de prisão. As investigações continuam com a análise do material apreendido durante a operação. 

Leia também:Vídeo: Após polêmica sobre dietas, Paolla Oliveira exibe 'corpo real' em ensaio da Grande Rio

A operação recebeu o nome de "Intraneus", termo que faz referência a uma expressão jurídica indicando que o suposto delito foi praticado por uma pessoa integrante dos quadros da própria Administração Pública, reforçando a gravidade do envolvimento do influencer e do servidor do INSS no esquema fraudulento. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp