Entretenimento

Compositor pede indenização, retratação e muito mais em processo contra Ana Castela; entenda

Reprodução / Redes Sociais
O motivo é uma acusação de plágio em um dos hits de maior sucesso da cantora Ana Castela  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 13/12/2023, às 12h33


FacebookTwitterWhatsApp

Com mais de 160 milhões de visualizações no YouTube, o hit 'Solteiro Forçado', de Ana Castela, é um dos mais ouvidos do Brasil no momento. Porém, a música se tornou motivo de uma disputa judicial entre a sertaneja e outro cantor, chamado Luan Kaique Vieira Castelan, que a acusa de ter plagiado uma canção de sua autoria.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Segundo informações divulgadas pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, que teve acesso ao processo, o compositor relata que o hit é bastante semelhante à sua música chamada 'Lado Direito da Cama', lançada em 2019, e argumenta que além da melodia, o clipe da 'Boiadeira' também tem referência do seu divulgado em 2020.

De acordo com o processo, que descreve o que está sendo chamado de "um escancarado plágio", o compositor pede ao judiciário que medidas sejam tomadas, algumas delas até surpreendentes. Entre elas, que todas as plataformas de áudio e vídeo retenham ou realizem a reserva da receita obtida com a reprodução do sucesso de Ana Castela, tendo citado desde a Apple Music, Spotify Youtube e Amazon Music.

Outro pedido que chama atenção é que os réus, Ana Castela e os demais envolvidos na gravação, não cantem a música em shows até que o processo transite em julgado, ou seja, até que o processo seja totalmente definido, quando não houver mais recursos.

Acontece que a ação pode demorar ainda mais de ser julgada, já que, conforme publicação, o processo foi registrado na Justiça de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. No entanto, a região de domicílio da artista é em Londrina, e com isso, o juiz pediu transferência do caso.

Mas, não para por aí. Ainda de acordo com a colunista, Luan Kaique pede indenização de R$ 200 mil por danos morais, e que seja quantificada a pena por danos materiais com base no sucesso feito pela canção. Por fim, o cantor ainda pede uma retratação da artista em que ela reconheça o plágio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp