Cultura

Projeto usa cinema para debates de temas sociais entre estudantes em Salvador

Divulgação
A 1ª edição do 'CineDiálogo - Conversando o Cinema' ocupa a Saladearte Cine Paseo, no Itaigara, entre setembro e outubro   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/09/2018, às 13h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Entre os meses de setembro e outubro, estudantes de diversas escolas, públicas e privadas, de Salvador, estão em debate de temas sociais com o uso do cinema. A iniciativa é do projeto 'CineDiálogo - Conversando o Cinema', que realiza sua 1ª edição na Saladearte Cine Paseo, no bairro do Itaigara.

O projeto aborda temas sociais urgentes, proporcionando às comunidades escolares a oportunidade de reflexão e aprendizado a partir da experiência em cinema, exibindo filmes nacionais e curtas-metragens baianos da produção atual. A programação segue  , com sessões entre os dias 2 e 4 e por fim de 16 a 18 de outubro, e tem patrocínio da Unijorge por meio do Programa de Incentivo à Cultura Viva Cultura, da Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura de Salvador.

ESCOLAS PARTICIPANTES – A primeira edição do CineDiálogo reunirá 10 instituições de diferentes regiões da cidade, sendo quatro de ensino público – Colégio Estadual Góes Calmon (Brotas), Colégio Estadual Helena Matheus (São Cristóvão), Colégio Estadual Thales de Azevedo (Costa Azul) e Instituto Central de Educação Isaías Alves – ICEIA (Barbalho) –, cinco escolas particulares – Centro Educacional Vitória Régia (Cabula), Colégio Antônio Vieira (Garcia), Colégio Integral (Pituba), Colégio Sacramentinas (Campo Grande) e Villa – Campus de Educação (Paralela) –, além da Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS), do Imbuí, focada na inclusão social de cidadãos surdos.

SELEÇÃO DE FILMES – Em torno da temática de desigualdade social, o filme "Era o Hotel Cambridge" (2016), de Elaine Caffé, traça um mosaico dos problemas sociais a partir de um antigo hotel de luxo de São Paulo abrigado por famílias de refugiados e sem teto. Na pauta da precarização do trabalho, "Arábia" (2017), de Affonso Uchoa e João Dumans, é um retrato da classe trabalhadora brasileira, do trabalho marginalizado e das difíceis possibilidades de melhorias de condições de vida oportunizadas para grande parte da população. "O caso do homem errado" (2017), de Camila de Moraes, aborda a questão do racismo ao revelar a história de Júlio César de Melo Pinto, operário negro que foi executado em Porto Alegre pela Polícia Militar nos anos 1980. "Aos teus olhos" (2017), dirigido por Carolina Jabor, reflete sobre os linchamentos virtuais apresentando um professor que passa a ter que lidar com a denúncia irresponsável de pais de um aluno. Para tematizar a intolerância religiosa, "ALÁPINI: A herança ancestral de Mestre Didi Asipá" (2017), dirigido por Emilio Le Roux, Hans Herold e Silvana Moura, é um documentário acerca de Mestre Didi, em homenagem ao seu centenário. Por fim, as relações familiares aparecem em "Como nossos pais" (2017), de Laís Bodanzky, que concilia temas ancestrais, como a ligação entre mãe e filha, e questões contemporâneas, de anseios e conflitos da mulher que constituem uma nova onda feminista.

CURTAS BAIANOS – Com objetivo de aproximar os estudantes da produção cinematográfica baiana na contemporaneidade, curtas-metragens do estado serão projetados durante o CineDiálogo. Nesta primeira semana, o público vai assistir a "Corte Seco" (2011), de Matheus Vianna; "Doido Lelé" (2008), de Ceci Alves; e "La Danza de La Maquina" (2012), de Caio Araújo.

CIRCUITO SALADEARTE – Com 18 anos de história, o Circuito de Cinemas Saladearte conta com quatro salas: duas no Cine Paseo (Itaigara), uma no Cinema da Universidade Federal da Bahia – UFBA (Vale do Canela) e outra no Cinema do Museu (Corredor da Vitória). Apresenta à cidade um formato de programação que preza pela qualidade e diversidade, com um público de aproximadamente 15 mil espectadores por mês.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp